A oficialização da parceria entre Chevrolet e Hyundai na última quarta-feira (6) não foi exatamente uma surpresa. As duas empresas vão desenvolver, de forma conjunta, quatro modelos para as Américas Central e do Sul, com o Brasil sendo protagonista. Uma das informações mais importantes, no entanto, não está no comunicado. É o possível fim da produção do Onix Plus.
Vamos aos fatos. O comunicado divulgado pelas duas empresas diz que haverá o desenvolvimento conjunto de quatro modelos: uma caminhonete média, além de uma linha de compactos, formada por um carro de passeio, um SUV e uma picape.
A Chevrolet, com larga experiência em picapes e conhecimento do mercado local, ficará com o modelo de porte médio. Já a Hyundai terá como objetivo desenvolver carros menores. Se traduzirmos, estamos falando de sucessores de Onix/HB20, Creta/Tracker, além de novas gerações e versões inéditas da Hyundai para S10 e Montana.
Outra razão para explicar a divisão entre norte-americanos e sul-coreanos é que a Chevrolet pode não ter mais o apoio da chinesa Saic nos projetos de carros compactos, como acontece atualmente. As vendas de Onix Plus e Tracker na China estão em baixa, e novos frutos da plataforma GEM (Global Emerging Markets) podem não ver a luz do dia por lá.
Como o mercado brasileiro de carros compactos é vital para as operações das duas fabricantes, caberá à Hyundai desenvolver novas gerações para as duas empresas. Aliás, os coreanos já estão fazendo isso. Autoesporte revelou que um novo HB20 está sendo criado e deve ser lançado no Brasil em 2026. Recentemente, surgiram os primeiros flagras de unidades em teste.
E é aí que começamos a chegar ao Chevrolet Onix Plus. Na próxima geração, o Hyundai HB20 não terá uma variante com carroceria sedã. O HB20S deve ter a produção encerrada em algum momento do ano que vem. A razão para isso é que os coreanos vão lançar um SUV de entrada para concorrer com Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian e o próprio representante da Chevrolet, que chega no início de 2026.
Sem um HB20S de nova geração, a Chevrolet teria que desenvolver por conta própria um novo Onix Plus. E, nunca é demais lembrar que as duas empresas estão se juntando para tornar suas operações mais rentáveis, economizando custos na criação de novos carros. Logo, seria um contrassenso gastar milhões para criar um carro que atualmente vende, em média, 3,5 mil unidades por mês no Brasil.
Fora isso, o comunicado também confirma que a parceria dará origem a três carros compactos, citando explicitamente um modelo de passeio, um SUV e uma picape. Considerando o sucesso de HB20 e Onix, qual seria a chance de Hyundai e Chevrolet trocarem dois hatches campeões em vendas por sedãs que vêm perdendo espaço no mercado? Mínimas, podemos dizer.
Logo, é muito provável que o Onix Plus tenha sua produção encerrada nos próximos anos. Isso não deve acontecer até o fim da década, já que os primeiros carros criados de forma conjunta serão lançados em 2028. Considerando o ciclo de vida dos Chevrolet e Hyundai à venda no Brasil, os favoritos a inaugurar a nova fase das empresas são os sucessores de Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews