As escavações no Teatro de Smyrna, localizado na encosta entre Kadifekale e a Ágora de Smyrna, começaram em 2016. O professor Akın Ersoy, que liderou as escavações, explicou que à medida que a área é escavada, a história se revela, com várias descobertas. Uma delas é que o teatro tinha capacidade para 20 mil pessoas:
“O Teatro de Smyrna será o segundo maior teatro de İzmir, ao lado de Éfeso. Estamos tentando revelar um dos maiores teatros da antiguidade. Já devemos começar a fazer planos, criar rotas turísticas”
Construído pela primeira vez no século II a.C., o anfiteatro teve seu edifício cênico, degraus de assentos e várias áreas bem revelados através das escavações.
“O número de áreas arqueológicas em İzmir é limitado. O mais conhecido é a Ágora de Smyrna. Apenas a Ágora de Smyrna não seria suficiente para representar Smyrna, uma das maiores cidades da antiguidade. Portanto, essas escavações no Teatro de Smyrna são valiosas para expressar a grandeza da cidade antiga. O teatro também será um ponto valioso porque ajudará na transformação urbana da área”, acrescentou ele.
O arqueólogo explicou que no final do século IV a.C. e no início do século III a.C., as cidades de Éfeso e Smyrna foram reconstruídas em seus locais atuais. O Teatro de Smyrna foi utilizado desde o século III a.C. até o final do século IV d.C., com base nas descobertas.
İzmir, desde a antiguidade, foi um importante porto, e essa característica será fortalecida com a revelação do teatro, segundo o professor.
Hoje, muitos navios de passageiros chegam ao porto, e os passageiros se distribuem por Éfeso, Pérgamo e İzmir. Acredito que, com a revelação do Teatro de Smyrna e uma boa organização, uma parte significativa dos passageiros dos navios passará mais tempo em İzmir. Portanto, devemos começar a trabalhar desde já. Precisamos criar rotas e acelerar as escavações nos locais que queremos tornar visíveis arqueologicamente. Se o orçamento permitir, será possível concluir as escavações arqueológicas no teatro dentro de alguns anos. O ponto crucial aqui é ter um orçamento suficiente”, completou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil