O deputado Ulysses Moraes (PTB) homenageou homens e mulheres com reconhecidos trabalhos em Mato Grosso em sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (01), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Desembargadores, juízes, policiais, médicos, servidores, produtores rurais entre outros cidadãos participaram da cerimônia que concedeu honrarias, moções de aplausos e títulos de cidadania mato-grossense.
Para o deputado autor do requerimento, reconhecer e homenagear aqueles que merecem são virtudes que dependem de maturidade. “Quando cheguei na Assembleia, não entendia o valor que essas homenagens tinham. Mas hoje, com mais tempo e maturidade, vejo o quão importante é reconhecer aqueles que tanto contribuem, até mais do que muitos políticos e pessoas que teriam obrigação de prestar serviços à sociedade”, afirmou o parlamentar.
Entre os homenageados, estavam os juízes Marcos Faleiros e Jean Garcia, o juiz de trabalho Ângelo Cestari, o desembargador Rondon Bassil Dower, o bombeiro militar Bruno Ferreira Lino, entre outros profissionais.
O juiz Marcos Faleiros recebeu a comenda Marechal Rondon e agradeceu a honraria. “É uma honra imensurável estar na Casa da democracia, mesmo achando que não merecia, para receber esta homenagem. Agradeço a todos os deputados em nome do deputado Ulysses Moraes. Ele que atuou acompanhando o trabalho das polícias, do sistema prisional e atuou para tentar auxiliar nesta realidade. Quem merecia esta homenagem era o deputado”, afirmou o juiz Marcos Faleiros.
A bióloga, pesquisadora e professora Maryland Sanches Lacerda destacou as oportunidades que o estado de Mato Grosso, sobretudo em sua área de atuação. “É uma honra receber esta homenagem. Vim com minha família para Mato Grosso, fui estudar fora e depois voltei para atuar como professora da Universidade Federal, em Barra do Garças. Para mim, que sou bióloga, é um estado muito bom para morar e ainda pude ficar perto da família”.
Ao final da sessão solene, o pai do deputado Ulysses Moraes, Moraes, utilizou a tribuna para homenagear o filho, destacando que chega ao fim do mandato com muito trabalho prestado. “Você é um exemplo de honestidade e competência e provou que é possível ter um mandato gastando pouco, com uma equipe reduzida. Isso não sou eu que falo, vem do reconhecimento dos 50 mil votos que você teve”.
Emocionado, o deputado agradeceu as palavras e disse que, apesar de não ter sido eleito deputado federal com mais de 50 mil votos, vai continuar trabalhando por Mato Grosso e pelos cidadãos do estado.
Homenagem Póstuma – O coronel da Polícia Militar e médico cirurgião, Nadim Amui Filho, que morreu no último dia 21 de novembro, foi um dos homenageados da noite. O Coronel Nadim estudou medicina em São Paulo e em 1987 ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso. A morte do Dr. Nadim causou comoção na sociedade mato-grossense. Ele era reconhecido pela competência e pelo atendimento humanizado que tinha com os pacientes.
Seu filho, o médico Eduardo Amui, agradeceu a homenagem aos mais de 30 anos de dedicação do pai à medicina e às pessoas. “Meu pai era incansável em sua vontade de ajudar as pessoas. Ele deixou sua marca por onde passou e hoje essa homenagem reconhece todos esses anos dedicados às pessoas”.