UFMT sedia o I Encontro Brasileiro de Pesquisa Artística


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com as Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam entre os dias 26 e 28 deste mês, o I Encontro Brasileiro de Pesquisa Artística (I EPA). O evento será em formato híbrido, de forma presencial na Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, Câmpus de Cuiabá, e online.

As inscrições para ouvintes estão abertas até o próximo dia 25, e são gratuitas para discentes da graduação e pós-graduação da UFMT, UFPE, UFC e Universidade Federal do Acre (UFAC), na página do EPA Na UFMT, o evento leva a organização do Observatório e Laboratório de Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea (OLPA) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO). 

“Destaco que é uma alegria recepcionar um evento tão plural, que reafirma as atividades promovidas no âmbito do Programa, além de fomentar nossa internacionalização, sobretudo no que diz respeito à linha de pesquisa de Poéticas”, disse a coordenadora do PPGECCO, docente Maristela Carneiro.

A coordenadora destaca ainda, que o Encontro de Pesquisa Artística vai reunir investigações e artistas-pesquisadores das mais diversas áreas, definindo exatamente o que esperamos construir para uma universidade da qual todes se sintam parte.

Extensa programação

A vice-coordenadora do PPGECCO, docente Bibiana Maria Bragagnolo, também ressalta que o I EPA será  o primeiro evento realizado no país exclusivamente dedicado à Pesquisa Artística. “Temos como propósito fomentar a partilha, o debate, a reflexão e a difusão das práticas em torno da Pesquisa Artística no Brasil e na América Latina”, disse, destacando  que nesta primeira edição haverá conferências, mesas-redondas, apresentações artísticas e comunicações de pesquisa.

“Contaremos com a participação de importantes nomes da Pesquisa Artística no Brasil e exterior, como Ciane Fernandes, da Universidade Federal de Bahia (UFBA), Melina Scialom (Hong Kong Academy for Performing Arts), Catarina Domenici Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Michael Mac Donald (Mc Ewan University), Isabel Nogueira (UFRGS), Rosângela Colares (UFPA) e Marithê Azevedo (UFMT)”, ressaltou.

Ainda sobre a relevância da temática, Bibiana Maria Bragagnolo, explica que a Pesquisa Artística é uma área recente da pesquisa em arte e vem ganhando destaque nacional e internacionalmente nos últimos 20 anos. “O I EPA é o primeiro evento realizado no país exclusivamente dedicado ao tema. Ele acontece na UFMT, e é, sem sombra de dúvidas um marco importante para a pesquisa em arte no estado”, finaliza.

Acesse a página do evento 

Fonte: ufmt

Anteriores Diretrizes orçamentárias de 2024 serão debatidas em audiência pública no dia 25
Próxima Justiça manda Datena pagar R$ 88 mil por associar advogada à prostituição