UFMT recebe Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação


Com o objetivo de discutir as necessidades e diretrizes da Pesquisa e da Pós-graduação no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebe, entre os dias 3 e 5 de maio, o Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), da região Norte e Amazônica.

Esse é um evento que congrega pró-reitores de Pesquisa e de Pós-graduação das Ifes, além de outros representantes destas pastas, em preparação para o Fórum Nacional, visando a consolidação de uma pauta que responda aos desafios comuns da região.

“Além dos estados da região Norte, o encontro Regional inclui as Ifes de Mato Grosso e do Maranhão, que compartilham desses problemas da região amazônica no âmbito da Pesquisa e da Pós. Problemas de assimetria no desenvolvimento dos Programas, de recursos, de fixação de professores, entre outros”, explicou o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, professor Jackson Resende.

A programação do primeiro e do terceiro dia do evento são dedicados à Pesquisa e o segundo dia à Pós-graduação.

No dia 3 de maio, após a cerimônia de abertura, acontece a palestra “A Amazônia e a definição de áreas estratégias para pesquisa”, conduzidas pela representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcia Barbosa, e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Odir Dellagostin.

A programação do dia quatro traz a apresentação “Programas Estratégicos no Combate às Assimetrias Regionais”, ministrada pelo professor Laerte Guimarães, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No dia cinco, o destaque é para a mesa redonda “Consolidação de Laboratórios Multiusuário: Cases da Universidade do Estado do Amazonas e CRTI Goiás”, com mediação do professor Sergio Duvoisin Junior e da professora Cecília Maria Alves de Oliveira.

“O destaque deste último dia visa aprender sobre as iniciativas de sucesso que os estados estão desenvolvendo, tendo como parâmetro o fortalecimento das características e potencialidades de cada Instituição”, concluiu o professor Jackson.

A organização do evento é uma parceria entre o Foprop, a UFMT, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Fonte: ufmt

Anteriores Prefeito ouve demandas de presidentes de bairro
Próxima Google faz campanha contra PL das Fake News: “Pode piorar a internet”