Em reunião nesta quinta-feira (21), representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) articularam a possibilidade de apoio para que estudantes de Mato Grosso participem do Encontro Nacional da Juventude do Campo, das Águas e Florestas. O encontro aconteceu na reitoria da UFMT.
De acordo com o professor Evandro Soares da Silva, reitor da UFMT, é importante que a Universidade esteja aberta para dialogar e atender todos os setores da sociedade, contribuindo assim para seu desenvolvimento. “Eu vejo que nós estamos um pouco distantes ainda, então precisamos nos aproximar da sociedade, colher as demandas e trabalhar em conjunto para cumprir com nossa missão institucional”, afirmou.
Da mesma forma, Júlio César Barbosa, da Direção Estadual do MST-MT, salientou a relação produtiva entre MST e Universidade e as parcerias que têm sido construídas neste sentido. “Nosso objetivo é reafirmar o compromisso com a Universidade, nessa aproximação que ela tem tido com os movimentos sociais”, completou.
Também participou da reunião Valdeir Souza, formado em Agronomia pela UFMT de Sinop e hoje no setor de Finanças e Projetos do MST-MT. Como egresso da Instituição, Valdeir acredita que a aproximação desta com o Movimento é de extrema importância. “As universidades públicas têm uma dívida histórica com a população pobre, mais humilde, então para nós, como Juventude, ter o apoio da UFMT tem sido fundamental, com espaço para dialogar e apresentar nossas demandas”, concluiu.
O Encontro nacional da juventude do Campo, das Águas e Florestas acontece em Brasília, entre os dias 13 e 17 de outubro.
Também participaram da reunião o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Adelmo Carvalho; Catarina Lima, da Coordenação Estadual do MST; e a professora aposentada Rosa Lúcia Rocha Ribeiro, coordenadora da Associação dos Amigos do Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes.
Fonte: ufmt