A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia entre os próximos dias 6 e 9 de julho, o 42º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de 2023 de Atletismo. Considerado o mais importante evento da modalidade entre equipes da América Latina, essa é a primeira vez que será disputado em Mato Grosso e no Centro-Oeste do País. O evento acontece no Centro Olímpico de Treinamento (COT), no Câmpus de Cuiabá, e conta com 713 atletas de 114 clubes do Brasil, representando 21 Estados e o Distrito Federal.
O diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) da UFMT, professor Tomires Campos Lopes, ressalta que a Universidade tem se preparado para receber esse grande evento. “No último dia 19,recebemos a coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Atletismo. Diversas demandas feitas para a infraestrutura foram levantadas e grande parte já foi atendida, como a iluminação e limpeza das regiões ao redor”, disse, destacando que a visita ressaltou o fato de que a UFMT está conseguindo manter a estrutura do COT.
O diretor, que também é presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), conta que a competição é de alto nível, com participação de países da América do Sul. “Atletas de Mato Grosso, que estão fora do Estado, vem para competir, como a Mirieli Estaili, natural de Sorriso, da modalidade de salto em distância. Ela mora atualmente nos Estado Unidos”, disse, citando também Almir Júnior, atleta de salto triplo, natural de Peixoto de Azevedo (MT), que compete em Portugal, como participante do evento na UFMT.
Além desses, o professor destaca que o Troféu Brasil recebe os melhores atletas do Estado e que também competem em eventos nacionais e internacionais. “Diversos municípios do Estado estarão com atletas classificados para participar. São pessoas que alcançaram índice para estar no evento. O COT já está recebendo esses atletas que estão intensificando os treinamentos para atingir a melhor marca”, ressaltou.
Um esporte e muitas oportunidades
Considerada um dos esportes mais antigos do mundo, remontando o período da Grécia Antiga. O esporte contempla modalidades, como aquelas que são realizadas no estádio de atletismo, a exemplo do COT, com as provas de pista e de campo. De acordo com o professor, as de pista são as corridas, que contemplam as de velocidade, curta, média e longas, além do revezamento, corridas com barreiras e obstáculos.
“Nas provas de pista há também as marchas atléticas. As provas de campo são os saltos, sendo dois horizontais, com o salto a distância e triplo, e os verticais, que são os de vara e salto em altura. Temos também o arremesso do peso e os lançamentos, de disco, dardo e martelo. Fora do contexto do estádio a modalidade contempla ainda corrida de rua, cross country, corridas na montanha, maratona, todas ligadas ao atletismo”, explicou, ressaltando que o campeonato que acontece no COT da UFMT contempla apenas as modalidades do estádio, conforme regulamento.
A competição em Cuiabá é uma oportunidade importante para os competidores buscarem os índices exigidos para o Campeonato Mundial de Budapeste, Hungria, que será disputado de 18 a 27 de agosto, e para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, cujas provas de pista e campo começam a ter seus resultados aceitos a partir de 1º de julho.
O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da UFMT.
Fonte: ufmt