A comissão de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), recebeu na tarde desta quarta-feira (10), na Sala dos Órgãos Colegiados da Instituição, no Câmpus de Cuiabá, membros do setor produtivo de Mato Grosso. O encontro integra as rodas de conversa com objetivo de acolher proposições para a elaboração desse instrumento de planejamento da Universidade para o período de 2024-2028.
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, ressaltou que o momento é oportuno para a Instituição receber as percepções e contribuições desses parceiros sobre o seu funcionamento. “Hoje tivemos mais uma roda de conversa que visa nos orientar para elaboração deste próximo PDI. Hoje tivemos o setor comercial e outras entidades que representam os mais diversos setores do Estado, como serviços, indústria, agricultura e pecuária. São nossos parceiros e esse diálogo é de extrema relevância”, destacou.
O pró-reitor de Planejamento (Proplan) da UFMT, Roberto Perillo Barbosa da Silva, ressaltou que os encontros têm sido muito produtivos para a construção desse novo PDI. “Tivemos muitas proposições, muita receptividade com todos os segmentos. Com o setor produtivo não foi diferente, visto que já temos um relacionamento em outras ações. Estamos compilando todos os dados sugeridos e em reuniões discutimos ponto a ponto para finalização do documento”, disse.
O professor da Universidade e membro da comissão de elaboração do PDI, Marcus Silva Cruz, reiterou sobre a necessidade de ouvir toda a sociedade. “Hoje tivemos o setor produtivo material, que produz riqueza para o Estado e o país. Precisamos escutá-los também, pois a UFMT não forma apenas mão de obra para esse mercado, mas também tem condições de contribuir com a pesquisa e a extensão para melhoria da produtividade, dos melhores serviços, produtos e outros”, pontuou.
Pelo desenvolvimento regional
Entre os assuntos, os participantes falaram sobre a necessidade de maior aproximação da academia e o setor do agronegócio, reforçando práticas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a sustentabilidade ambiental e valor na cadeia produtiva. Falou-se ainda sobre a graduação voltada para profissionais que reflitam e possam propor soluções para as necessidades regionais e locais.
Também foram pautados a necessidade do estímulo ao empreendedorismo, e a importância de estimular o desenvolvimento da habilidade de liderança junto aos acadêmicos. O turismo, em suas mais variadas possibilidades, foi pautado como proposição para atuação da academia. Conforme planejamento, a última roda de conversa acontece no próximo dia 12, e será voltada para as entidades do entorno dos Câmpus.
Além de membros da Comissão do PDI, também estiveram na reunião a Assessora Superintendente, do Sebrae-MT, Lucimeire Dias Taques de Andrade, os advogados da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rodrigo Gomes Bressane e Tatiana Monteiro Costa e Silva.
O procurador Institucional da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Senai-MT, Flávio Augusto Cella de Oliveira e a coordenadora do Instituto Elvado Lodi (IEL-MT), Bruna Almeida Siqueira de Faria também participaram da roda de conversa.
Saiba mais sobre o PDI na página.
Leia mais
Comissão e Instituições discutem plano para UFMT
UFMT recebe instituições públicas para discutir PDI
Audiência pública discute a elaboração do novo PDI da UFMT
Fonte: ufmt