Gestores da administração superior da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participam na tarde desta sexta-feira (03), de curso de treinamento de mídia com objetivo de aprimorar a qualidade da comunicação e prestação de informações aos veículos de imprensa e sociedade. A ação integra o processo de implementação da Política de Comunicação institucional da UFMT, conduzida pela Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm).
O curso, que recebe o nome de “Mídia training”, acontece em quatro horas de atividades teóricas e práticas, direcionadas aos pró-reitores, secretários e diretores dos escritórios da UFMT. A jornalista convidada Marina Martins, coordena a atividade desenvolvida com a primeira turma e também conduz a segunda turma do curso, no próximo dia 16.
A secretária de Comunicação e Multimeios da UFMT, jornalista Maria Selma Alves, explica que a Política de Comunicação institucional da UFMT, aprovada em 2022, tem em seus princípios basilares, o compromisso com a comunicação pública, social, cidadã e com autonomia institucional. “ Inicialmente o curso é voltado aos gestores, e tem a premissa de prepará-los para prestarem informações de forma transparente e de modo qualificado para a comunidade acadêmica e sociedade de maneira geral”, ressalta.
A secretária de Comunicação e Multimeios explica que na Política de Comunicação da UFMT, há a figura dos Agentes de Comunicação, que são os servidores, docentes e técnicos, das unidades da Instituição, que voluntariamente dialogam com a Secomm para o aprimoramento e gestão desse processo. Maria Selma Alves conta que há a previsão de realização do curso e ações voltadas à qualificação desse público.
“A ideia é que eles também possam gerenciar e prestar as informações de maneira objetiva, clara e transparente, nos mais diversos veículos e canais de comunicação. O ato de comunicar com a comunidade interna e externa é de toda forma uma prestação de contas que realizamos, e necessária, visto que a Universidade é centro de produção do conhecimento nas mais diversas áreas, com grandes contribuições para o desenvolvimento local e regional”, pontua Maria Selma Alves.
Desenvoltura e qualidade em prol da comunicação pública
Atuante no jornalismo há 18 anos, a jornalista Marina Martins, destacou a importância dessa iniciativa pela UFMT. “A credibilidade da Instituição todos conhecem, mas é necessário legitimar ao público. Nós, jornalistas, somos intermediários nessa comunicação e muitas vezes algumas pessoas não têm noção da dimensão desse processo, em que é preciso saber se posicionar, e de que maneira. Nosso intuito nesse curso é justamente esse, auxiliar para que estejam aptos para comunicar de maneira segura, clara, com ganhos para a UFMT e consequentemente para a sociedade que dialoga com ela”, destaca.
Dentre o conteúdo ministrado, a jornalista destacou a necessidade da compreensão do papel social desse processo de comunicação pública por parte dos gestores. “Dentro da área de atuação e segurança de cada um, estamos para estabelecer essa relação, instituição e jornalistas. É necessário que o gestor, na condição de porta-voz da instituição, perceba que cada aparição na mídia é uma oportunidade que gera uma repercussão, que pode ser positiva ou negativa, a depender de como o gestor conduzirá essa ação”, ressalta Marina Martins.
Também estiveram presentes a vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, o coordenador de comunicação e imprensa da UFMT, jornalista Michel Lacombe, a pró-reitora do Câmpus de Várzea Grande, professora Ilce de Oliveira Campos. Os secretários de Gestão de Pessoas (SGP), André Baptista Leite, de Tecnologia Educacional (Setec), Alexandre Martins dos Anjos, de Tecnologia da Informação (STI), Jean Caminha, de Relações Internacionais (Secri), Lucas Oliveira de Sousa. Os diretores do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Thiago Meirelles Ventura, e de Inovação Tecnológica (EIT), Raoni Florentino da Silva Teixeira, participaram da atividade.
Fonte: ufmt