Teve início na noite desta terça-feira (07) as solenidades de colação de grau do semestre letivo 2022/1 da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Câmpus de Cuiabá. O palco desse momento tão especial para os formandos dos cursos de graduação, é o Teatro Universitário. Como presidente na cerimônia nesta primeira, o reitor da Universidade saudou os novos profissionais das áreas de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geologia e Serviços Social.
“Fico muito feliz por este momento, pois nesta última segunda-feira recebemos os novos alunos da graduação, e hoje é um momento simbólico de grande valia, onde temos a oportunidade de parabenizar e desejar sucesso aos formandos de diversos cursos. Vejo que essa é a nossa prestação de contas à sociedade sobre nossos investimentos em ensino, pesquisa e extensão”, disse o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.
Ainda em sua fala, o reitor da Instituição, destacou a importância da presença de familiares, professores, técnicos, e sociedade de maneira geral, nesse resultado. “Essa vitória é coletiva, em especial ao cidadão que paga os impostos que financiam a produção e difusão do conhecimento por meio da Universidade pública de qualidade. A UFMT compreende esse lugar e devolve à sociedade esse espaço de direito, seja pelas ações afirmativas de ingresso nos cursos, por meio das cotas aos negros, quilombolas, indígenas, e demais ações de acesso e inclusão à liberdade de gênero e diversidade”, ressaltou.
O pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg) da UFMT, professor Adelmo Carvalho da Silva, diretores dos Institutos e Faculdades, coordenadores e professores dos cursos também prestigiaram a solenidade. Entre elas, a docente Edilene Cruz, do Departamento de Sociologia e Ciência Política, que destacou que esse é momento de celebração de trajetórias.
“ A solenidade é momento de coroar o conjunto de esforços que foram feitos nesses anos da graduação, e até mesmo antes disso, quando esses estudantes tomaram a decisão de investir na formação e fazer essa trajetória na Universidade”, disse complementando que nessa caminhada as relações são intensificadas ao ponto de muitas vezes os professores serem suporte para auxiliar os estudantes nas tomadas de decisões e demais situações que perpassam essa construção cidadã.
Motivos de orgulho e agradecimentos
Como a primeira da família a ingressar e concluir um curso de nível superior, Lupita de Amorim Novais Silva, formanda de Ciências Sociais, também não escondeu a felicidade desse momento. “Esse dia de hoje marca por poder permitir que outras pessoas, negras, LGBTQIA+, periféricas, que assim como eu puderam sonhar com essa oportunidade. Minha expectativa é continuar na trajetória acadêmica e deixar esse espaço marcado para que outros possam chegar e ter a UFMT como propulsora em suas carreiras”, destacou.
Entre as concluintes estava Bruna Gabriela de Oliveira Gomes, 24 anos. A mais nova bacharel em Serviço Social já está aprovada para o Mestrado. “Caminhada de seis anos, em que muitas coisas acontecem. Passei por mobilidade acadêmica, tivemos a pandemia, mas venci. Continuo na UFMT, mas agora no Mestrado em Política Social com uma pesquisa inédita no Brasil sobre bissexualidade”, disse.
Como formando em sua segunda graduação na UFMT e também como primeiro em sua família estava Matthews Lobo Galvão. Dessa vez recebe o diploma da licenciatura em Ciências Sociais. “ Sou formado em Biologia, e agora realizando mais um sonho. É sempre um caminho árduo, como a pandemia que vivemos, mas tudo isso intensifica ainda mais nossa vontade de vencer. Pretendo continuar meus estudos”, disse, complementando sobre a importância da universidade pública como espaço necessário e de luta à sociedade.
Do Câmpus de Cuiabá as solenidades de colação de grau seguem conforme programação. Já no Câmpus do Araguaia o evento acontece nesta próxima quinta-feira (09). No dia 15, será realizada a colação de grau dos formandos do Câmpus de Várzea Grande. As colações de grau no Câmpus de Sinop foram realizadas no último mês.
Leia mais
Fonte: ufmt