O Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem (Nepel), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza entre os dias 02 e 04 de agosto, o II Encontro de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem, (II EnEPEL). O evento acontece de forma virtual pelo YouTube e Plataforma Zoom, e objetiva dar visibilidade a trabalhos desenvolvidos na área de linguagem em instituições do Ensino Superior e da Educação Básica.
Ainda como objetivo o EnEPEL visa promover debates que abordem diferentes temas relacionados às injustiças sociais e à exclusão. As inscrições podem ser realizadas no link, até o dia 02.
O evento organizado pelo Nepel, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL), congrega estudantes e pesquisadores/as da pós-graduação e de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil organizada, com o propósito de discutir de forma crítica questões ligadas às injustiças sociais mediante à linguagem.
Paralelo ao EnPEL, acontecem o VIII Seminário de Análise Crítica do Discurso (SEACD) e o evento da graduação intitulado I Seminário de Estudos linguísticos e literários da graduação da UFMT.
Diversidade de temas
Os trabalhos selecionados para serem apresentados no II EnEPEL estão divididos nas seguintes linhas temáticas: Linguagem e Discurso; Linguagem e Sociedade; Linguagem e Feminismo; Linguagem e Mídia; Linguagem e Surdez e Linguagem e Decolonialidade.
Também estão entre eles Linguagem e Territorialidade; Linguagem e Aquisição de Línguas; Linguagem e Ensino de Línguas e Literaturas; Linguagem e Estudos Étnico-Raciais; Linguagem e Estudos da Socioeducação; Linguagem e Estudos de Gênero e Sexualidade; Linguística Sistêmico-Funcional e Seminário de Análise Crítica do Discurso.
Acesse toda a programação e mais informações na página do evento.
Fonte: ufmt