Começa hoje, segunda-feira (21), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, a 22ª Semana de Geografia, com o tema “A geografia contemporânea face aos desafios locais e perspectivas globais”. A abertura solene está programada para 19h30, no Auditório da Faculdade de Economia. A programação contempla oficinas, minicursos, palestras, mesas-redondas abertas e gratuitas aos interessados com inscrições no link. O evento segue até sábado (26).
O evento é gratuito, e de acordo com a presidente da comissão organizadora da Semana, docente Sílvia Fernanda Cantoia, o objetivo é discutir, com diversas professoras pesquisadoras e professores pesquisadores, a Geografia que está presente em nosso dia a dia, “e se apresenta de maneira diversa e contraditória, pois dialoga com o espaço geográfico que só ganha sentido devido aos sujeitos que nele habitam, ou seja , a sociedade”.
Entre a extensa programação, destaca-se a apresentação cultural do grupo de Siriri “flor de Atalaia” de Cuiabá, a oficina Brincar e geografar: jogos didáticos como instrumento metodológico para o ensino de geografia e a mesa-redonda com tema “O Geoturismo no contexto das ações do Geoparque Chapada dos Guimarães”
Ainda na programação, destaca-se a roda de conversa “As reformas no ensino médio”, com a docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Ana Sacramento, e a mesa-redonda “Território e as políticas nacionais e seus impactos nas comunidades tradicionais em Mato Grosso”, com a docente e liderança do Quilombo de Mata Cavalo, Gonçalina Eva Almeida de Santana, representante do Povo Indígena Bororo, Liberio Uiagumeareu, sob a mediação da docente Sílvia Fernanda Cantóia.
Saiba mais na página.
Fonte: ufmt