No aniversário de Cuiabá (8 de abril) e dia mundial da astronomia, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove o “VII Minicircuito de Astronomia – Descobrindo o Céu de Cuiabá”, com uma rica programação de atividades de divulgação científica para diferentes idades, incluindo a observação do céu de Cuiabá com telescópios. O tema desta edição é “Astronomia em Defesa do Meio Ambiente”.
O Minicircuito é organizado em parceria por diferentes projetos de extensão ligados ao Instituto de Física (IF), ficando a coordenação geral a cargo dos próprios estudantes. Neste ano, Ilton Cardoso, Kellen Soares e Taina Bezerra são os responsáveis.
“Nosso objetivo é aproximar a comunidade externa do conhecimento científico produzido na Universidade, apresentando a física para crianças e adultos através de oficinas e palestras sobre diferentes temas, desde a astronomia, até meio ambiente, estados da matéria, mulheres na ciência e mais”, explica o estudante Ilton Cardoso, do nono semestre da licenciatura em Física.
Dentre as atividades que acontecem na UFMT, este ano duas oficinas novas devem chamar a atenção das crianças, a “Nebulosa na Garrafa” e a “Garrafinha de Choque”.
“Essas são oficinas para crianças a partir de quatro anos e são uma oportunidade para inserirmos a ciência na vida delas. Pode ser até que elas não tenham interesse em física ou química antes de chegarem aqui, mas a partir do momento que elas participam, elas podem despertar essa vontade de ser um cientista no futuro”, afirma Kellen Soares, graduada em Física Bacharelado e estudante de Licenciatura agora.
Outro destaque, desta vez para adolescentes e adultos, é a mostra sobre Mulheres na Ciência, que apresentará histórias de mulheres fundamentais na construção do conhecimento científico de diferentes áreas, além dos vários casos de omissão e apagamento destas histórias.
“A sociedade tem muito a ideia de que as ciências exatas são um lugar de homens e, apesar de realmente haver uma predominância neste sentido, queremos aproveitar o evento para mostrar que também há espaço para as mulheres e para mostrar para as adolescentes que vierem aqui que esse é também um caminho que podem seguir”, completou Taina Bezerra.
Depois que os circuitos de oficinas encerrarem na UFMT, a partir das 19h, o público também terá a oportunidade de ver o céu de Cuiabá com o auxílio de telescópios. A atividade acontece atrás da Biblioteca Central.
Fonte: ufmt