UFMT participa de lançamento da Feira do Empreendedor


Como membro do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou, nesta terça-feira (8), do lançamento da 13ª Feira do Empreendedor, a ser realizada entre os dias 5 e 8 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal.

A Feira do Empreendedor é considerada o maior evento de empreendedorismo do estado e, nesta edição, a UFMT além de apoiar o evento, terá um espaço voltado à conexão entre Academia e Mercado, expondo pesquisas em diferentes áreas e, principalmente, dialogando sobre as demandas do ecossistema de empreendedorismo para a Instituição.

“A UFMT tem a missão social de promover o desenvolvimento do nosso Estado, e fazemos isso não só por meio da formação de profissionais qualificados, mas também com investimentos em pesquisa e inovação em diversas áreas, do micro empreendedor e produtores de pequenas propriedade à produção de grãos em larga escala. Entretanto, nem sempre a população tem acesso à esses trabalhos. Queremos mudar isso. Nós sabemos que a Universidade pode contribuir muito mais com MT, e vamos ter uma oportunidade para isso na Feira do Empreendedor, com um espaço da UFMT para atender a comunidade e conhecer suas demandas, as suas necessidades. Para que possamos caminhar juntos rumo ao desenvolvimento social”, afirmou o reitor da Instituição, professor Evandro Soares da Silva.

De acordo com o Diretor Executivo do Sebrae, André Luiz Schelini, a ideia para o espaço da UFMT surgiu de uma provocação do professor Evandro para que a Feira criasse também oportunidades para que os alunos e pesquisadores da UFMT pudessem apresentar sua produção para o Mercado. “Pensando nisso, a gente construiu um local para que esses projetos possam ganhar vida e, eventualmente, ter acesso aos investimentos que precisam”, disse.

Oportunidades para academia e mercado

Erica Cunha e Fernando Holanda, co-gestores do comitê organizador da Feira, acrescentaram ainda que a aproximação da academia com o mercado é uma conquista importante para o Sebrae. “Sabemos que existem muitas pesquisas e inovações na UFMT e esse seria o momento para a gente trazer isso como oportunidades de negócio para as pessoas que visitam a feira”, disse Erica Cunha.

“Existe um processo de aproximação das Universidade com o Ecossistema de Empreendedorismo e isso pode gerar muito valor ao trabalho de pequenos empresários. A gente entende que também é função do Sebrae dar acesso ao conhecimento da UFMT para quem empreende”, completou Fernando Holanda.

Na edição deste ano, a expectativa da Feira é impactar mais de 100 mil pessoas, direta e indiretamente. Toda a estrutura irá comportar mais de 80 expositores com seus negócios, além de um empório artesanal com mais de 40 stands, lojas conceito, espaço de internacionalização, espaço de economia criativa, além da praça da alimentação fomentando o comércio local.

Fonte: ufmt

Anteriores Curso sobre promoção da atividade física na atenção primária abre inscrições
Próxima Comissão aprova projeto que cria política de educação inclusiva na rede escolar