A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de Lisboa promoveram o II Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais, em formato híbrido. As atividades estão distribuídas atividades presenciais na Universidade de Lisboa, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e de forma online, pela Plataforma Zoom e YouTube do Canal do Grupo de Pesquisa História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia da UFMT.
Os eixos temáticos abordam “Epistemologias e metodologias das geografias emocionais”, “Dinâmicas urbanas e planejamento urbano”, “Turismo, lazer e as experiências da vida pública”, “Artes, performance e corpos” e “Ensino, atmosferas afetivas”. O evento foi organizado pela professora Marcia Alves Soares da Silva (UFMT) e Daniel Paiva (ULisboa).
Ao todo aconteceram seis palestras de pesquisadores de instituições do Brasil, Portugal e Países Baixos, 5 sessões temáticas, com a apresentação de mais de 100 trabalhos de pesquisadores do Brasil, Portugal, Colômbia, Equador, Filipinas e Estados Unidos. De acordo com os organizadores o II ELGE revelou a importância e potência dos debates emocionais e espaciais e fortalece as parcerias e discussões a nível internacional e interinstitucional.
Fonte: ufmt