O grupo das oito universidades do Centro-Oeste se encontrou na Universidade de Brasília (UnB) na terça-feira (21). As instituições estão organizadas regionalmente na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para que possam desenvolver ações integradas e promover o desenvolvimento sustentável da região.
O reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares, vice-presidente da Andifes, lembrou reflexões apresentadas pelo presidente Lula durante o encontro com reitoras e reitores, no início deste ano. “Precisamos criar novos cursos, mas precisamos pensar quais cursos respondem às demandas para daqui cinco anos, 20 anos, 50 anos?” Soares também ressaltou a importância de um alinhamento do conceito sobre extensão nas universidades.
O encontro discutiu o fortalecimento da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Pró-Centro-Oeste), criada em 2009. Outra ideia é fortalecer o doutorado em rede em Bioeconomia e Sustentabilidade, desenvolvido à época na Rede Pró-Centro-Oeste, com nota 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
No final do encontro, a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, apresentou índices da região Centro-Oeste, mostrando as assimetrias regionais e destacando que o Centro-Oeste “precisa de um processo de indução um pouco mais acentuado”.
“Estamos tentando lançar algumas ações novas. A gestão da Capes entende que a parceria com os gestores das universidades é essencial. O processo de escolha da diretoria da Capes das áreas finalísticas levou muito em consideração não só a capacidade das áreas de conhecimento específico, mas a experiência dentro da gestão das universidades. Consideramos que isso é fundamental para resolver problemas, elaborar novas soluções e entender a dinâmica de cada região”, detalhou Bustamante.
Com informações da Secom UNB
Fonte: ufmt