A Olimpíada Brasileira do Saber (OBS) de 2023 foi um grande sucesso, contando com a participação de 350 mil alunos e mais de 400 escolas públicas e privadas de todo o país. A competição foi composta por três fases e encerrou em 7 de julho, em Serra Negra.
Durante o evento a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) marcou presença com representantes como o professor Lee Yun Sheng que contribuiu com questões de matemática e atuou como avaliador em diversas provas presenciais. A participação ativa da UFMT evidencia o compromisso da universidade em promover e incentivar a educação e o desenvolvimento dos estudantes em diversas áreas do conhecimento.
A OBS conta com o apoio de diversas instituições, entre elas a UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), UFAC (Universidade Federal do Acre), FIRA Brasil, RoboParty Portugal, ISORAD (Serviços de Física Médica e Proteção Radiológica), ADPRED (Adaptando para Reduzir as Diferenças) e Lodbecs Educacional.
O evento também tem chamado a atenção de instituições estrangeiras, como a Universidade do Minho, na cidade de Guimarães, Portugal, que propôs uma parceria com o projeto RoboParty. Essa parceria visa a realização de uma edição internacional no Brasil em 2024, ampliando ainda mais as oportunidades e o alcance da olimpíada.
Fonte: ufmt