Mais de cem municípios mato-grossenses receberam, na manhã desta quarta-feira (18), os Mapas Estratégicos do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), produzidos a partir da parceria entre Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O documento oferece diretrizes de longo prazo para a elaboração de políticas públicas e desenvolvimento socioeconômico pensados para a realidade, potencialidades e desafios de cada município.
A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da Escola de Conta de Mato Grosso e contou com a presença de prefeitos ou representantes de todas as regiões do estado, além de servidores públicos recém-formados especialistas em Gestão Pública Estratégica pela UFMT como parte da parceria.
“Pouco tempo atrás fizemos a entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico, também para mais de cem municípios, e hoje temos o prazer de entregar o GPE. Isso só foi possível graças à parceria da UFMT com o TCE, com o governo estadual, assembleia legislativa e governos municipais. Este mapa permite que os municípios se desenvolvam dentro de suas próprias características, de forma que os recursos públicos sejam gastos com quem mais precisa de saúde, educação e infraestrutura”, destacou o reitor em seu discurso.
Também presente no evento, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, falou da importância do GPE como indutores de mudanças no estado. “O que vemos é que não basta ter boas ideias – e por isso é importante o trabalho de planejamento e de capacitação em gestão estratégica – é necessário saber transformar essa boa ideia do papel em realidade, na prática”, afirmou.
Jose Carlos Noveli, atual presidente do TCE, disse que o GPE marcou uma virada de chave nas ações do tribunal, reforçando o caráter de apoio à gestão pública no estado. “O tribunal assumiu a visão de capacitar para que a gestão pública de Mato Grosso fosse reconhecida como de qualidade nacionalmente. Queremos que o gestor tenha sucesso em sua missão e por isso realizamos um plano bianual de capacitações, com mais de 20 mil participantes e atendendo 102 dos 118 municípios do estado, além de mais de 300 cidades no Brasil inteiro”, concluiu.
Também participaram da mesa de abertura o Procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho.
Fonte: ufmt