Nos próximos meses a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) tem a missão de elaborar e aprovar o seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para a vigência de 2024-2028. O documento, para além de uma exigência legal, é importante instrumento de planejamento e gestão.
Frente a esse desafio, comissão constituída por discentes, técnicos e docentes dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Universitário (Consuni), além da participação da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) tem a incumbência de coordenar as atividades relativas à construção desse Plano.
“Os trabalhos começaram no final do ano passado e o prazo para conclusão é dezembro deste ano. Precisamos que toda a nossa comunidade acadêmica participe de forma intensa e efetiva da elaboração do PDI Ao longo dos próximos meses teremos múltiplas oportunidades e ocasiões para o debate da universidade que queremos, como a audiência pública, prevista para o próximo dia 27, 16h30, de forma online”, diz o professor da UFMT e membro do Consuni, Marcus Silva Cruz.
O professor conta ainda que a metodologia pensada inicialmente para a construção do novo PDI será a Análise SWOT, do termo em inglês que leva em consideração as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da Instituição. Dentre os diversos aspectos de planejamento, o PDI trata sobre o projeto pedagógico da instituição, infraestrutura física e instalações acadêmicas e demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.
Atualmente, esse documento de planejamento da UFMT, com a vigência de 2019 a 2023, está disponível na página, onde podem ser obtidas mais informações.
Fonte: ufmt