UFMT estreia programa de TV em rede nacional


As belezas naturais, a diversidade cultural e os mistérios que guardam a região do Araguaia mato-grossense chegam mais longe. O programa televisivo  “Olhares do Araguaia”,  da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estreia na próxima sexta-feira (22), às 6h30 (Horário de Brasília) em rede nacional, a partir da TV Brasil.

O produto desenvolvido pelo Núcleo de Produção Digital (NPD) do Câmpus do Araguaia e Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm), é o primeiro com exibição e este alcance. A produção, que conta com a atuação da equipe da TV Universidade (TVU), canal 2.1, da UFMT, emissora afiliada da TV Brasil, é composta de sete episódios e conta um pouco das histórias, personagens, fatos e outras curiosidades desse Vale mato-grossense.

A secretária de Comunicação e Multimeios, jornalista Maria Selma Alves, destaca o grande avanço da UFMT no cenário da divulgação cultural e científica em cadeia nacional. “Esse é um importante passo para a TVU, e demonstra a qualidade dos conteúdos produzidos pelo NPD do  Câmpus do Araguaia. A veiculação do programa ao lado de produções de outras TVs universitárias de todas as regiões do país, motiva a produção de novos produtos”, ressaltou, reforçando que a ação valoriza a cultura, a pesquisa, o conhecimento e os saberes do povo mato-grossense.

Para o coordenador do NPD e professor do curso de Jornalismo, Gilson Costa, a estreia em rede nacional marca os quase dez anos de produção e atividades do Núcleo. “É com muita surpresa que recebemos a notícia. Nascemos em 2014, e hoje podemos falar de uma  consolidação e trajetória relevantes no audiovisual.  Todo esse resultado encontra diferentes janelas para que possamos chegar ainda mais longe, como temos nos destacado também em eventos e festivais nacionais e internacionais”, disse.

UFMT mais longe

O coordenador reconhece ainda que a parceria com a Secomm, via TVU,  é um marco nessa conquista. “Quando falamos em UFMT devemos pensar sempre em uma unidade única,  e os esforços devem ser nesse sentido para mostrar à comunidade todo nosso potencial. Via TVU conseguimos chegar em toda a baixada cuiabana, e na produção que realizamos no Araguaia  vemos laços identitários e sociais que também se relacionam com a capital e outras regiões do Estado”, destacou, complementando que a entrada no programa em rede nacional é fruto dessa cooperação institucional.

Para o docente, o NPD, enquanto unidade vinculada ao Curso de Jornalismo do Câmpus do Araguaia, é apenas uma das diversas ações e produções realizadas na área de Comunicação, e que o constante apoio da Secomm para impulsionar e dar visibilidade é essencial. “Agora estaremos para todo Brasil, que poderá apreciar as obras, acompanhar nossas produções e entender a complexidade e riqueza da região do médio Araguaia”, disse.

Sobre o programa que será exibido, Gilson Costa, conta que optaram por chamá-lo de  “Olhares do Araguaia”, no plural, considerando a diversidade de temas, personagens, cenários e histórias que compõem parte significativa do processo de desenvolvimento do leste de Mato Grosso. “Os filmes tratam disso, eles de alguma forma delineiam essa trajetória e a riqueza cultural, social, e étnica da região. É o primeiro produto da UFMT a ser exibido em rede nacional e isso mostra que temos um resultado de qualidade e relevantes, não apenas do ponto de vista local e também internacional”, frisou.

Ele finaliza dizendo que outras três produções locais, que abordam questões históricas e educacionais do Vale do Araguaia, como a realidade educacional de estudantes do distrito do Vale dos Sonhos região rural de Barra do Garças, seguem em preparação pelo NPD,   e que após a exibição do Programa Olhares do Araguaia na TV, os episódios serão disponibilizados no canal da TVU no Youtube.

Leia mais:

UFMT estreia programa “Olhares do Araguaia”

TVU apresenta nova grade de programação

TVU estreia novo programa

Documentário destaca os 40 anos de atuação do Câmpus

Fonte: ufmt

Anteriores Semed realiza busca ativa de alunos da educação infantil
Próxima Assembleia Legislativa aprova requerimento de audiência que vai discutir o Parque Novo Mato Grosso