Nesta sexta-feira (5), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu posse a dois representantes do Ministério da Educação (MEC) no Conselho Diretor (CD) da instituição. O Conselho Diretor é responsável por deliberar sobre o patrimônio material e imaterial da UFMT, sendo considerado o guardião da fundação que gere a universidade.
O presidente do CD e reitor da UFMT, o professor Evandro Soares, destacou a importância da pluralidade na composição do órgão, que conta agora com representantes de dois câmpus avançados, além de – pela primeira vez – um servidor técnico-administrativo, como é o caso de Rodrigo Azevedo.
“Esses acréscimos ao Conselho trazem mais e novos pontos de vista para as discussões sobre o orçamento, o patrimônio e as necessidades de nossa Instituição, de forma que tenhamos de fato uma universidade que alcance todos”, disse. Rodrigo Azevedo é servidor técnico-administrativo e Pró-reitor do Araguaia, foi nomeado como conselheiro titular e a professora Roberta Nogueira, do Câmpus de Sinop, como conselheira suplente.
O pró-reitor, Rodrigo Azevedo, destacou que a nomeação possibilita uma aproximação maior entre a universidade e o ministério, permitindo uma melhor compreensão das políticas que devem ser implementadas no ensino superior. “É também um acesso maior nosso, como Instituição, ao Ministério, principalmente através da Secretaria Executiva”, completou.
Já a professora Roberta Nogueira ressaltou a importância do Conselho Diretor na definição de políticas estruturais que atendam aos anseios da população, não apenas da região central de Mato Grosso, mas também de outras áreas do estado. “Neste Conselho temos a oportunidade de pensar em políticas que ampliem o alcance da UFMT, promovendo uma educação que faça a diferença na vida de todos”, concluiu.
O Conselho é composto de seis membros titulares, sendo três membros de livre escolha do Presidente da República, um indicado pelo Ministério da Educação, um pelo Governo do Estado de Mato Grosso e um membro indicado pelas classes empresariais do Estado.
Antes da posse, representantes do Conselho e convidados participaram da cerimônia de descerramento da foto da ex-reitora da UFMT, professora Myrian Serra, na galeria de reitores da sala de Órgãos Colegiados.
Fonte: ufmt