O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, esteve reunido na tarde desta sexta-feira (03), em seu gabinete, com professores da Instituição, Secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), de Cuiabá. O encontro tratou de um protocolo de intenções para execução de projetos na área de recursos hídricos, irrigação e outros que cooperam para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Na reunião o reitor recordou os esforços que a Universidade tem realizado para se aproximar de outras instituições do estado para o desenvolvimento de projetos e ações nas mais diversas áreas. “Esse contato com a SMATED é muito relevante pois há um projeto feito por eles, um modelo hidráulico de irrigação para auxiliar o produtor a planejar. A UFMT participará no desenvolvimento de um aplicativo, um software, que já está em desenvolvimento, por mestrando e professores da Instituição”, disse.
Para o reitor, esse protocolo de intenções abrirá outras oportunidades nas mais diversas área. “Esse diálogo abre para que estudantes e pesquisadores dos cursos de agronomia, por exemplo, possam auxiliar nos estudos sobre qual cultura será tomada em uma estação, adubação e nutrição do solo, entre outros que visam ajudar a agricultura do pequeno e médio produtor”, ressaltou.
O secretário da SMATED, Francisco Antônio Vuolo, destacou os projetos e ações que a Prefeitura já tem realizado com a UFMT. “Entre as parcerias da Prefeitura e a UFMT, ao longo desses anos, temos um programa de importação e exportação que já ocorre em Cuiabá, onde abrimos e potencializamos empresas de pequeno e médio porte para processos de elaboração de planos de trabalho. Dessa vez, estamos nos reunindo para desenvolvimento desse aplicativo para o agricultor familiar, que visa orientá-lo sobre a irrigação, principalmente no período da estiagem e da seca, auxiliando a produzir com mais qualidade e otimização de recursos”, explicou.
Também presente na reunião, o professor do Departamento de Engenharia Sanitária da UFMT, Welitom Ttatom Pereira da Silva, falou sobre a relevância da parceria e do produto que vem sendo desenvolvido . “O aplicativo é objeto de estudo do mestrando Igor Michael Pereira da Silva, do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). Tem a orientação do professor João Carlos de Souza Maia, e minha co-orientação. Trata-se de uma ferramenta de apoio à decisão voltada para o fomento da agricultura familiar, e que irá auxiliar na seleção da cultura agrícola e no projeto do sistema de irrigação. Nosso intuito é que o aplicativo seja amigável para utilização e que possa contribuir para o aumento da produtividade, redução de custos de produção e uso racional da água”, ressaltou.
Também participaram da reunião o professor da UFMT Aldecy de Almeida Santos, Fernando Cesar dos Santos Caxeiro e Stuart Bueno, Diretoria de Agricultura e Abastecimento da SMATED, e Delvan Pereira, da Assessoria de Apoio Jurídico dessa Secretaria.
Fonte: ufmt