Representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estiveram no gabinete do deputado estadual Wilson Santos, nesta segunda-feira (3), para discutir propostas para a reestruturação do programa BID – Pantanal. O programa, que receberá recursos na faixa de U$ 400 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será retomado pelo governo Lula , de acordo com anúncio do Ministro Carlos Fávaro em maio.
O programa BID-Pantanal tem como base o uso sustentável do patrimônio ambiental e cultural do pantanal, além de ser um projeto estruturante que busca melhorar as condições de vida da população local. Elaborado com a participação dos estados e da sociedade da região, o programa precisa ser adequado às demandas atuais.
Durante a reunião, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, destacou a importância de apresentar as propostas da universidade para o novo projeto.
“A UFMT tem capital intelectual para contribuir de diferentes formas com o Programa, indo desde a questão da formação de mão de obra qualificada, até pesquisas e projetos ligados à sustentabilidade econômica e ambiental e outras ações que levem ao bem-estar social, artístico e humano da população pantaneira”, afirmou.
Além disso, uma das principais ações do BID-Pantanal está ligada ao saneamento básico, incluindo o tratamento de resíduos e de água, área que a UFMT já têm um histórico importante de parcerias com governos municipais e estaduais.
Neste sentido, o deputado estadual Wilson Santos reconheceu a UFMT como o maior centro de excelência em pesquisa de Mato Grosso, com um vasto acervo de estudos sobre o pantanal, e destacou a importância da instituição como pedra fundamental na atualização e execução do programa BID-Pantanal.
Já o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, maestro Fabrício Carvalho, mencionou a importância de identificar estratégias de arranjos produtivos e opções de negócios que visem o desenvolvimento social na região, e também destacou a necessidade de preservar o patrimônio imaterial do pantanal.
Na oportunidade estiveram presentes os pró-reitores de Ensino de Graduação (Proeg), Adelmo Carvalho; de Pesquisa, Leandro Batirolla e de Gestão de Pessoas, André Baptista Leite. Os pró-reitores participaram da discussão para discutir ideias de ações para melhorias em diferentes áreas .
Fonte: ufmt