UFMT dialoga sobre retomada de parceria com Japão


Representantes da Universidade de Tokai, no Japão, estiveram na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nesta sexta-feira (1) para debater a retomada de uma importante parceria de mais de dez anos com a Instituição. O encontro aconteceu na reitoria e contou com a participação do Instituto de Educação (IE), da Secretaria de Tecnologias Educacionais (Setec) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Há décadas existe um movimento de emigrantes brasileiros para o Japão em busca de novas oportunidades. No que tange a educação de seus filhos, essas pessoas podem optar pelo sistema de educação japonês, ou por escolas “brasileiras” criadas pela própria comunidade. Com o objetivo de ajudar essa comunidade, a Universidade de Tokai e a UFMT, com apoio dos governos federais, criaram um projeto de formação EAD de professores brasileiros para atuarem no Japão.

Deste projeto mais de 200 professores se formaram e passaram a morar nessas comunidades brasileiras a partir de 2013, apoiando a educação das crianças imigrantes.

“Essa foi uma parceria de muito sucesso para a UFMT, mas que nos últimos cinco anos ficou dormente, principalmente por causa da pandemia. Agora, com a visita do professor Daisuke Onuki, queremos retomar essa conexão, tanto na área de pedagogia, quanto nas área de saúde, tecnologia, estudos culturais e educação física, em que eles também tem grande expertise”, explicou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares.

Em 2008, a parceria entre UFMT e Tokai University também promoveu um reencontro dos professores formados pelo projeto e ainda um curso de multiculturalidade, onde universitários do Japão e do Brasil estudaram juntos ambas as sociedades, sua cultura e instituições.

“Queremos retomar essa parceria, por isso trouxemos propostas para novas iniciativas que podem surgir daqui para frente, que foram bem aceitas pela Setec, pelo Instituto de Educação, e pelo Núcleo de Educação Aberta e à Distância da UFMT”, afirmou o professor Daisuke Onuki.

“Com essa reunião, queremos a continuidade dos trabalhos que a UFMT já desenvolveu no Japão, com um olhar muito centrado nas necessidades da população brasileira que vive lá, sobretudo na perspectiva da Educação e outras possibilidades no campo da Pesquisa”, completou o Secretário de Tecnologias Educacionais, professor Alexandre Martins dos Anjos.

Na oportunidade, o professor Daisuke também convidou o reitor Evandro para participar do evento de reencontro de dez anos dos professores formados pela parceria, que acontecerá no dia 2 de dezembro, no Japão.

Também participaram da reunião a diretora do Instituto de Educação, professora Rute da Palma, a coordenadora adjunta da UAB, professora Glauce Viana de Souza, e a Chefe da Área de Projetos Interdisciplinares da Setec, Débora Pedrotti. 

Fonte: ufmt

Anteriores 6 dicas para fazer seu carro usado valer mais na hora da revenda
Próxima AMM orienta municípios sobre a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica