UFMT cedia seminário “Cultura e Educação” do Minc


A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT), será o palco do lançamento dos Encontros Regionais “Cultura e Educação – Aprender para Construir”, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). O evento acontece no dia 5 de agosto, às 8h30, e contará com a presença do secretário de Formação Livro e Leitura, Fabiano Piúba, e da diretora de Educação e Formação Artística, Naine Terena. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Esporte (MESP) também participarão, e a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) dará apoio à iniciativa.

Aberto ao público em geral, o Encontro inclui apresentação e discussão dos temas debatidos no Seminário Nacional, ocorrido em Brasília, em junho, reunindo mais de 300 participantes de todo o Brasil.

O objetivo do debate regionalizado é aumentar o espaço para o diálogo com a população, aproximando a sociedade civil da agenda dos ministérios no que diz respeito à educação formal.

Os encontros regionais “Aprender e Construir” visam, ainda, enfatizar a importância da integração entre arte, cultura, educação e esportes para a criação de repertórios e formulação de políticas públicas, representando uma oportunidade para discutir as interfaces entre o Plano Nacional de Cultura, o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Livro e Leitura, com ênfase nas políticas de formação artística cultural, democratização do acesso ao livro e formação de leitores.

Os eventos também vão contribuir com o mapeamento de ações de promoção da cidadania e respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, contribuindo para a qualificação da educação e do desenvolvimento cultural. 

Após o lançamento na UFMT, a previsão é de que a programação dos Encontros Regionais siga por outras regiões do país, passando pela Região Norte, em Belém (PA), Nordeste, em Recife (PE), Sul, em Porto Alegre (RS), e Sudeste, em Diadema (SP), até o mês de outubro.

Confira a Programação completa

8h30 – Abertura

9h30 – 12h30 – Apresentação e debate das percepções obtidas no Seminário Nacional Cultura e Educação sobre os temas: Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Leis nº 11.645/08 e nº 10.639/2003), Audiovisual nas escolas, Título de notório saber e Mestres da cultura, Acessibilidade e acesso.

14h – 15h30 – Apresentação e debate das percepções obtidas no Seminário Nacional Cultura e Educação Cultura digital e educação, Política Nacional de Leitura e Escrita (Lei nº 13.696/2018) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (Decreto nº 7.559/2011), Bibliotecas públicas e escolares.

15h30 – 18h – Apresentação e debate das percepções obtidas no Seminário Nacional Cultura e Educação sobre Cursos técnicos, Extensão universitária, Museus, Formação artística nas escolas [tempo integral e educação integrada, Cursos de graduação e pós-graduação em artes, produção e gestão cultural e o enlace da cultura com o esporte pela inclusão e diversidade.

Fonte: ufmt

Anteriores “Uma tragédia”, diz juíza ao decidir manter prisão de homem que jogou carro em lagoa com 3 crianças
Próxima Dois suplentes ocupam vagas de deputados titulares