Nesta quarta-feira (17), as Instituições parceiras do Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação de Mato Grosso (Gaepe-MT) realizaram a assinatura do Pacto Interinstitucional pela Educação na Primeira Infância em Mato Grosso. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), contou com a presença de representantes governamentais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da sociedade civil, e aconteceu no auditório da Escola Superior de Contas de MT.
Na oportunidade, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, destacou o amplo conhecimento acadêmico da universidade na área de Educação, com programas de pós-graduação reconhecidos e um curso de pedagogia com mais de 50 anos. “Participar deste pacto reforça o compromisso da UFMT em contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e projetos que promovam a qualidade e o acesso à educação na primeira infância”, disse.
Por sua vez, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatizou o compromisso de Mato Grosso em apoiar os municípios na alfabetização das crianças na idade certa, assim como melhorar as políticas públicas voltadas para a primeira infância. “Hoje Mato Grosso apoia os municípios com investimentos tanto em educação, quanto formação de profissionais e infraestrutura e, com isso, temos a meta de ficarmos entre os 10 melhores estados em Educação”.
Silvio Fidelis, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Mato Grosso (Undime-MT), ressaltou o papel dos gestores municipais da educação, tanto secretários quanto prefeitos. “O pacto agrega várias entidades para reafirmar a importância da educação na primeira infância, de se ter estrutura para isso, pesquisa para isso. E toda a efetivação dessas políticas se dá no chão da creche e das escolas na rede municipal”, afirmou.
Neste sentido, a professora Rute Almeida, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT, falou sobre a necessidade de políticas públicas que estejam articuladas com o desenvolvimento infantil e “considerando a formação inicial e continuada dos professores, afinal são eles que vão possibilitar que essas políticas sejam realizadas junto das crianças”.
Por fim, o conselheiro Valter Albano, representando o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, enfatizou o compromisso da instituição em fiscalizar e acompanhar de perto a aplicação dos recursos destinados à educação. Ele ressaltou a importância da da efetividade das políticas públicas, reafirmando o compromisso do TCE-MT em garantir a gestão responsável e eficiente dos recursos na área da educação.
O evento foi marcado pela assinatura do pacto pelas instituições presentes, simbolizando o compromisso conjunto em promover ações articuladas e colaborativas para garantir o direito fundamental à educação na primeira infância em Mato Grosso.
Fonte: ufmt