UFMT assina novos acordos com universidade no Equador


A convite da Universidade Técnica de Ambato (UTA), do Equador, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, professor Evandro Soares da Silva, participou essa semana do IV Fórum Internacional Construindo a Cidadania Planetária. O evento aconteceu na cidade de Ambato, onde o reitor proferiu palestra e assinou acordo com a universidade para o desenvolvimento de ações de ensino e pesquisa.

Com o tema “Pesquisa e Qualidade de Vida das Pessoas” o professor abordou temas como indicadores sociais e importância da extensão universitária como formação conjunta e potencial ferramenta para observação e identificação dos problemas sociais. Na apresentação o reitor ilustrou projetos e ações desenvolvidas pela UFMT que contribuem para o desenvolvimento social e regional.

“No fórum internacional em Ambato – a construindo a cidadania planetária, dialogamos sobre uma visão de universidade quanto políticas de estado e modelos para o século 21, no contexto da disrupção digital e o  ensino a pesquisa e a extensão e a relação com todos os setores sociais com o objetivo da inclusão social, sustentabilidade e  qualidade de vida”, destacou o reitor da UFMT.

Para o reitor, a participação em Ambato integra a agenda da UFMT com o compromisso para  o estabelecimento de parcerias com as universidades da América Latina. O professor ressaltou que essa ação propicia a consolidação da pesquisa e do ensino em um patamar além das fronteiras físicas. “Essa discussões levam a ações em construir uma universidade que vai ao encontro das necessidades sociais,  que tenha a sustentabilidade no seu sentido Lato e traga  melhoria da  qualidade das pessoas”, comentou o professor Evandro Soares da Silva.

Hoje a  UFMT tem cerca de 81 acordos internacionais com instituições de ensino e pesquisa de todo mundo. Dessa vez, o reitor assinou com a UTA, acordos específicos para a área de educação a distância e competências digitais,  o primeiro Programa de Doutorado Interinstitucional Internacional na área da saúde e fortalecimento da mobilidade.

O Programa de Doutorado será o primeiro Dinter da UFMT, e acontecerá via Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da nossa Universidade. O programa será dedicado aos docentes e pesquisadores da UTA, sem formação em nível de doutorado, e a ação acontece a partir de 2024.

Leia mais

Reitor participa de fórum no Equador

Fonte: ufmt

Anteriores Inscrições abertas para Prêmio em Ciência e Tecnologia
Próxima Inscrições abertas para PET Indígena