A vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Rosaline Rocha Lunardi, assinou na tarde desta quarta-feira (19), termo aditivo ao Acordo de Cooperação junto à Fundação Abrigo do Bom Jesus, entidade que cuida de idosos em Cuiabá. Com o novo documento, além de estágios, atividades acadêmicas e formativas na área da saúde, a UFMT vai atuar também no campo do Direito, Administração e Ciências Contábeis.
No encontro, a vice-reitora da Universidade reafirmou que o acordo de cooperação se mostra como um campo para desenvolvimento técnico-científico, e sobretudo espaço para a formação cidadã e humana dos estudantes da UFMT. “Estamos atuando desde 2022, e inicialmente na área da saúde. Agora estamos ampliando para que estudantes de outras áreas possam ter campo de aprendizagem prática, o que auxilia a entidade, que exerce tão nobre papel em nossa sociedade”, destacou.
O pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Adelmo Carvalho da Silva, também destacou a importância do aditamento. “O Acordo busca assegurar as condições indispensáveis para o desenvolvimento das atividades práticas, estágios obrigatórios, atividades de pesquisa e de extensão aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMT”, disse, ressaltando que a ação possibilita o fortalecimento da relação ensino-serviço, e ainda qualifica os serviços prestados à população por meio da formação e desenvolvimento dos profissionais que atuam no abrigo.
O gestor Administrativo do Abrigo, Emerson Cássio Fernandes dos Santos, analisa como essencial a presença da UFMT junto à entidade. “Temos 83 anos de atuação, e atualmente 80 idosos atendidos. Os custos são altos, em média R$4 mil cada idoso. A atuação da Universidade, contribui para otimização de processos, melhoria na qualidade de vida de nossos assistidos, além do prestígio e visibilidade para que outras instituições possam nos apoiar cada vez mais”, ressaltou.
O encontro aconteceu na sala da vice-reitoria, e contou também com a presença do vice-presidente do Abrigo Bom Jesus, Altair Magalhães.
Leia mais
Fonte: ufmt