UE não alocará crédito conjunto à Ucrânia, pois não tem direito para fazê-lo, diz economista húngaro


Boros salientou que a UE como instituição não tem o direito de conceder crédito à Ucrânia e que os países-membros não concordarão com isso individualmente.

A UE não é uma pessoa jurídica, portanto não tem capacidade jurídica nem competência legal para conceder empréstimos; ela é apenas um grupo de Estados-membros”, ressaltou.

Dessa forma, o interlocutor da agência destacou que essa decisão não será tomada em um futuro próximo.
Bandeiras da UE em Bruxelas. - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2025

Conforme acrescentou Boros, além da Hungria, a Eslováquia, a República Tcheca e, possivelmente, a Itália também se opõem à ideia do crédito conjunto.
O especialista destacou ainda que ele pessoalmente não é a favor dos empréstimos e, nesse contexto, citou um ditado húngaro.
“Na Hungria, há um ditado que diz que, quando é preciso pedir dinheiro emprestado, muitas pessoas fazem fila, mas, quando é preciso pagar a dívida, por alguma razão, não há multidão”, concluiu.
Na quarta-feira (17), o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, afirmou que a Comissão Europeia retirou a questão da confiscação dos ativos russos da agenda da cúpula da UE.
Ele também informou que, em vez da apreensão dos ativos, há uma proposta de crédito conjunto dos países da UE em favor da Ucrânia, à qual a Hungria se opõe.
Em novembro, Orbán declarou que a Hungria se opõe à alocação de verbas do orçamento para a Ucrânia e ao crédito conjunto dos países da UE para seu financiamento, pois o plano de Bruxelas escravizará as próximas gerações e, mesmo assim, não conseguirá salvar a Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores China e Brasil ampliam parceria espacial com Internet via satélite e novo laboratório conjunto
Próxima Cooperação estratégica: conheça itens militares soviéticos e russos em uso na América Latina