UE diz que acordo foi alcançado para retomar trânsito de grãos da Ucrânia com 5 países do bloco


Os países que impuseram as medidas foram Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia, citando preocupações de que grãos da Ucrânia destinados a serem exportados para outros países tivessem acabado em seus mercados locais, o que estava derrubando os preços para os agricultores locais.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, disse que o executivo da UE havia alcançado “um acordo de princípio” com os cinco países “para atender às preocupações dos agricultores dos países vizinhos da UE e da Ucrânia”, relata a Reuters.

A autoridade disse que o acordo inclui “medidas de proteção” para quatro produtos – trigo, milho, colza e semente de girassol. Ele também disse que o acordo inclui um pacote de apoio no valor de € 100 milhões (R$ 549 milhões) para agricultores locais, disse Dombrovskis.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (à esquerda), e o presidente russo, Vladimir Putin, durante encontro em Sochi, Rússia, 5 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2023

Os cinco países se tornaram rotas de trânsito para grãos ucranianos que não podiam ser exportados pelos portos do país pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.
Os gargalos prenderam milhões de toneladas de grãos nos países que fazem fronteira com a Ucrânia, forçando os agricultores locais a competir com um influxo de importações ucranianas baratas que, segundo eles, distorceram os preços e a demanda.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Cartões do SER Família, idealizado pela primeira-dama de MT, começam a ser entregues em maio
Próxima F1: Pilotos da Aston Martin confiantes com desempenho no Azerbaijão