Por Julia Payne
BRUXELAS (Reuters) – O Conselho da União Europeia adotou um 12º pacote de sanções contra a Rússia, informou a Comissão Europeia em um comunicado na segunda-feira, depois que a Áustria deu sua aprovação final no fim de semana.
O pacote se concentra em uma proibição de importação de diamantes de origem russa, bem como na imposição de proibições adicionais de importação e exportação à Rússia, combatendo a evasão de sanções e fechando brechas, acrescentou.
A proibição de compras diretas de diamantes não industriais da Rússia começará em 1º de janeiro, seguida de um veto gradual de importações indiretas a ser concluído até 1º de setembro. A proibição de diamantes será feita em coordenação com o G7, que anunciou uma proibição semelhante neste mês.
A produtora russa de diamantes Alrosa se recusou a comentar sobre o 12º pacote de sanções da UE.
Conforme relatado anteriormente pela Reuters, em um esforço para impedir que a Rússia mantenha seu equipamento militar, a UE está introduzindo uma “cláusula sem Rússia” que exige que os exportadores da UE proíbam contratualmente a reexportação para, ou para uso na Rússia, de uma lista de “bens e tecnologias sensíveis”.
O pacote também torna mais rígidas as regras de conformidade para aqueles que compram petróleo russo por meio do mecanismo de limite de preço do G7.
Fonte: noticiasagricolas