A seleção ucraniana conquistou vaga nas quartas de final do Campeonato Mundial de Vôlei masculino nesta segunda-feira (5/9), depois de atropelar a Holanda por 3 x 0. As parciais de 25 x 19, 25 x 16 e 25 x 18 confirmam a atuação superior da equipe, que só conseguiu participar da competição devido à suspensão da Rússia.
Nas quartas de final, a Ucrânia encara a Eslovênia, uma das anfitriãs do torneio. As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira (7/9), às 16h.
Apesar de a Holanda ter entrado como favorita para o duelo, o rival conseguiu administrar bem seus destaques. O bloqueio foi um dos diferenciais, sendo responsável por um total de 12 pontos ucranianos. O fundamento conseguiu segurar a estrela holandesa Nimir Abdel-Aziz, que terminou o confronto com apenas 10 pontos.
A Holanda, então, tentou explorar o bloqueio como uma maneira de fugir dos impedimentos. Entretanto, as tentativas aumentaram a quantidade de erros a partir do 2º set. O técnico Roberto Piazza também substituiu jogadores em todas as posições, mas não obteve resultado.
Como destaque individual, a Ucrânia pode contar com o oposto Tupchii, que terminou com 14 pontos, e com o ponteiro Plotnytskyi, que ficou com 11.
O resultado histórico fez com que a seleção ucraniana subisse para 15º lugar do ranking, enquanto a Holanda desceu para 13º. Ainda lembrando o cenário dificultado pela guerra, a conquista da Ucrânia dentro de quadra é algo para ser bastante celebrado.