A Uber, empresa que atua como um aplicativo de transporte de passageiros, acaba de anunciar mudanças na lista de carros que serão aceitos a partir de janeiro de 2025. As alterações foram feitas apenas nas categorias Black e Comfort. De acordo com a plataforma, os veículos foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários na hora de pedir viagens.
Para justificar as mudanças, a Uber ainda informa que “a indústria automotiva está em constante evolução e, por isso, está sempre atualizando os modelos de veículos das categorias premium, em busca de manter essas modalidades atrativas, e proporcionar para motoristas parceiros e usuários a melhor experiência na plataforma”.
As atualizações para a categoria UberX, nas viagens mais baratas da plataforma, dependem do município. Algumas cidades, por exemplo, estabelecem a idade máxima dos carros em 10 anos. Por isso, vale sempre checar as regras locais.
Na categoria Uber Black, feita para quem prefere andar em veículos de luxo, a mudança divulgada é apenas no ano mínimo de fabricação permitido nos automóveis. Portanto, a lista de carros permanece a mesma de 2024. Veja abaixo:
Além de atender os modelos e ano de fabricação indicados acima, os carros da categoria Uber Black ainda precisam ter ar-condicionado, quatro portas e cores específicas: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco.
Para conferir a lista com todos os automóveis autorizados, clique aqui.
Por fim, para ser motorista no Uber Black, os critérios são ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias (exceto de Uber Moto, Flash Moto e Uber Taxi) e ter média de avaliações dos usuários em no mínimo 4,85.
No caso da Uber Comfort, criada com o intuito de oferecer carros mais novos e com espaços internos maiores, apenas dois modelos não serão mais aceitos a partir de 2025, independentemente do ano de fabricação e em todas as cidades do Brasil: Hyundai HB20 (hatch) e Renault Sandero.
Por outro lado, carros como Chevrolet Cobalt, Chevrolet Prisma, Renault Logan, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage dependem do ano de fabricação estabelecido por cada cidade. Os demais modelos também precisam seguir especificações de ano padrão determinadas pela Uber.
Para conferir a lista com todos os automóveis autorizados por ano de fabricação, clique aqui.
Vale lembrar que todos os carros do Uber Comfort precisam ter ar-condicionado, quatro portas e no mínimo cinco lugares. Os motoristas também devem cumprir com requisitos de ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias e apresentar média de avaliações em no mínimo 4,85 em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, ou de no mínimo 4,80 para todas as outras cidades.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews