A Uber, aplicativo de transporte de passageiros, acaba de anunciar uma atualização na lista de carros aceitos nas categorias Comfort e Black. Com isto, os motoristas dessas duas classes não poderão mais trabalhar com exatos 44 modelos diferentes (veja abaixo) a partir de janeiro de 2024 em todo o Brasil.
De acordo com a marca, os veículos foram determinados com base no espaço interno, no tamanho do porta-malas (de pelo menos 300 litros), nas cores disponíveis e em outros critérios apontados por passageiros como importantes em uma pesquisa.
Veja também
Para justificar as mudanças, a plataforma informa que “a indústria automotiva está em constante evolução, por isso a Uber está constantemente atualizando os modelos de veículos das categorias premium, em busca de manter essas categorias atrativas e proporcionar para motoristas parceiros e usuários a melhor experiência na plataforma”.
Vale lembrar que a categoria Comfort foi criada com o intuito de oferecer carros mais novos e com espaços internos maiores. Já a Black foi feita para quem prefere andar em veículos de luxo. As viagens mais baratas da Uber são feitas pela classe X.
Todos os carros da categoria Comfort precisam ter ar-condicionado, quatro portas e no mínimo cinco lugares. Além disso, a exigência é que os modelos tenham sido fabricados a partir de 2013. Para conferir a lista com todos os automóveis autorizados, clique aqui.
Por outro lado, os motoristas também devem cumprir com requisitos para serem elegíveis para receber solicitações de viagens na categoria Comfort. O primeiro critério é ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias.
A outra exigência é que os condutores tenham média de avaliações dos usuários em no mínimo 4,85 em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, ou de no mínimo 4,80 para todas as outras cidades.
Na categoria Uber Black, os carros precisam ser fabricados a partir de 2015. Além disso, a plataforma também exige ar-condicionado, quatro portas, no mínimo cinco lugares e cores específicas: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco. Para conferir a lista com todos os automóveis autorizados, clique aqui.
Para ser motorista da categoria, os critérios são ter mais de 100 viagens na plataforma e ter média de avaliações dos usuários em no mínimo 4,85.
A Uber não anunciou quais modelos não são permitidos na categoria mais econômica da plataforma. No entanto, os veículos precisam ter no máximo 10 anos de fabricação, quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.
Além disso, não são aceitos, em nenhuma categoria, carros com placa vermelha, caminhonetes ou vans. A plataforma também deixa claro que automóveis adesivados, plotados, sinistrados e com alteração no sistema de suspensão ou freios não são autorizados.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews