Turquia promete ‘resposta dura’ a responsáveis por explosão em Istambul


25905552

Uma explosão ocorreu na rua turística de pedestres Istiklal, em Istambul, na tarde de domingo. De acordo com as autoridades, há pelo menos 6 mortos e 81 feridos.
Segundo o ministro, dados iniciais indicam que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e sua ala militar, as Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla em curdo), ambos designados por Ancara como organizações terroristas, estariam por trás da explosão.

“Temos um rastro. Há uma suspeita de que a ordem veio de Kobani [cidade na Síria sob o comando do PKK], o autor passou por Afrin. Agora tudo isso está sendo esclarecido”, disse Soylu a repórteres.

Segundo ele, “tanto os organizadores quanto os perpetradores deste ataque, que feriu a Turquia receberão uma resposta dura”. A pessoa que deixou o artefato explosivo em Istambul foi detida.
O ministro também observou que a Turquia não enfrentava um ataque terrorista em Istambul há cerca de seis anos.

“Por cerca de seis anos, não encontramos tal incidente, um incidente terrorista, como aconteceu ontem à noite em Istambul”, afirmou o ministro turco.

O Ministro de Migração e Política de Asilo da Suécia, Tobias Billstrom, dá uma entrevista coletiva durante o Conselho de Ministros de Justiça e Assuntos Internos da União Européia, realizado no prédio do Conselho da UE em Bruxelas (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2022

Anteriores Turquia promete 'resposta dura' a responsáveis por explosão em Istambul
Próxima Ministro alemão teme avanço da China e pede 'cautela' quanto à parceria entre Berlim e Pequim