Turquia e Egito anunciam nomeação de seus respectivos embaixadores pela 1ª vez em 10 anos


“A República da Turquia e a República Árabe do Egito anunciam que as relações diplomáticas entre os dois países foram elevadas ao nível de embaixadas. A Turquia nomeou o embaixador Salih Mutlu Sen como embaixador em Cairo, e o Egito nomeou Amr El Hamamy como embaixador em Ancara”, indica um comunicado de imprensa divulgado nesta terça-feira (4) pelo Ministério das Relações Exteriores turco.

O comunicado aponta que a elevação do nível das relações diplomáticas entre a Turquia e o Egito, por decisão de seus respectivos presidentes, “visa a normalização das relações entre os dois países e reflete a vontade mútua de desenvolvê-las em conformidade com os interesses dos povos turcos e egípcios”.
Em julho de 2013, as relações entre Cairo e Ancara se deterioraram após a derrubada do então presidente egípcio, Mohamed Mursi (2012-2013), e os confrontos sangrentos que se seguiram.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, condenou as ações do Exército egípcio contra os partidários do presidente deposto na época.
Reunião dos vice-ministros das Relações Exteriores da Rússia, Turquia, Síria e Irã em Astana - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2023

Em agosto de 2013, a Turquia e o Egito convocaram seus respectivos embaixadores para consultas. Cairo posteriormente declarou o embaixador turco persona non grata, um exemplo seguido por Ancara.
Em 2021, o então ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, anunciou o início dos contatos com o Egito em nível diplomático.
Em novembro de 2022, Erdogan e o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, se encontraram em Doha, na abertura da Copa do Mundo do Catar de 2022, e apertaram as mãos.
No final de maio deste ano, al-Sisi ligou para Erdogan para parabenizá-lo por sua reeleição como presidente e os dois líderes concordaram em renomear seus respectivos embaixadores.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Inep abre inscrições para certificadores do Enem
Próxima F1: Organização de Spa afirma que nada será alterado na pista para o GP da Bélgica