Turquia diz poder fornecer energia à Europa, lembrando que tem dependência do gás russo


25658299

Em entrevista ao jornal saudita Arab News, Nureddin Nebati, ministro do Tesouro e das Finanças da Turquia, advertiu a União Europeia sobre o inverno que se avizinha e a dependência do gás russo.
Anteriormente, Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, presidentes da Rússia e da Turquia, respetivamente, pediram o começo dos trabalhos da criação de um centro de gás na Turquia, através do qual, entre outras coisas, a Rússia poderia transportar gás dos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte) para a região do mar Negro e para a Turquia. Erdogan acredita que a Europa poderia receber gás russo através da Turquia.
O primeiro-ministro búlgaro Boyko Borisov, o presidente russo Vladimir Putin, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, o presidente sérvio Aleksandar Vucic e outras autoridades participam de uma cerimônia de inauguração de um novo gasoduto TurkStream, em Istambul, 8 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022

“[…] Se olharmos para a Europa, ela depende do gás russo e passará o inverno em grande tensão. Agora é necessário dar novos passos e ir em direção a novas construções. É por isso que o presidente Erdogan disse que devem ser tomadas medidas para garantir que a Turquia, que se tornará um hub, possa distribuir gás iraniano e russo na Europa“, disse Nabati ao Arab News.
Ele disse que isso promoveria a paz na região e criaria um ambiente seguro para o transporte de energia.
“Esta é uma solução de topo para o problema dos preços altos que levaram o mundo à recessão. Neste sentido, como disse nosso presidente, é bom que a Turquia esteja disposta a assumir total responsabilidade e dar um passo para descarregar o mundo inteiro, especialmente a Europa, nesta luta pelo gás”, afirmou ele, citado pelo jornal turco Star.
Anteriores Homem é preso por depredar caixas eletrônicos da CEF
Próxima Rui Costa acusa campanha de ACM Neto de fazer caixa 2; ex-prefeito rebate