Turquia anuncia destruição de 16 alvos de militantes curdos no norte do Iraque


De acordo com o Ministério da Defesa do país, as operações aéreas foram conduzidas nas regiões de Metina, Hakurk, Gara e Asos, atingindo 16 cavernas, esconderijos e abrigos que o governo turco alega serem usados por membros graduados do PKK.
Segundo o comunicado, um grande número de “terroristas” se renderam, foram mortos e capturados.
O ministério afirmou que as operações visavam eliminar “ataques terroristas” provenientes do norte do Iraque e garantir a “segurança na fronteira”.
Na semana passada, 12 soldados turcos foram mortos em confrontos com militantes do PKK no norte do Iraque, o que desencadeou diversas operações aéreas e terrestres contra os esconderijos do grupo.
Ondas de fumaça da instalação petrolífera de Babasi, na zona rural de al-Qahtaniya, na província de Hasakeh, no nordeste da Síria, controlada pelos curdos, em 6 de outubro de 2023, após um ataque turco - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2023

Em outubro, a Turquia realizou uma série de ataques aéreos no norte do Iraque contra instalações do PKK. A escalada na ofensiva turca ocorreu depois de um ataque terrorista ser realizado em Ancara em 1º de outubro, quando uma explosão atingiu as proximidades do Ministério do Interior na capital turca, Ancara.
O PKK, classificado como uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia, tem se rebelado contra o governo turco por mais de três décadas.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Rendimento de Treasury de 10 anos termina 2023 com leve alta ante 2022
Próxima Milho encerra 2023 com perda anual de 30% na Bolsa de Chicago, pior desempenho da década