Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina e outros produtos agrícolas


Segundo a Casa Branca, forma a lista de exceção os alimentos que os Estados Unidos têm alta demanda, mas não consegue produzir o suficiente para atender o consumo doméstico. Além dos já citados café e carne bovina, uma série de produtos agrícolas fazem parte do grupo como abacaxi, banana, tomate, chás, mate, açaí.
A ordem presidencial reduz as tarifas aplicadas em abril deste ano, quando Trump anunciou seu “Dia da Liberação” e taxou em pelo menos 10% as importações da maior parte dos parceiros comerciais de Washington.
Segundo dia da Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, com discurso do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Brasil, 7 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2025

No caso brasileiro, em agosto o país recebeu uma sobretaxa de 40%. Em sua carta ao Brasil, Trump justificou as tarifas extras a partir do julgamento do Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O decreto prevê reembolsos para tarifas já cobradas e determina que o Departamento de Comércio e o Escritório do Representante de Comércio monitorem os impactos econômicos da medida.
O passo atrás de Trump nas medidas tarifárias revela que a cruzada do republicano pressionou o bolso dos norte-americanos, que viram alimentos essenciais subirem de preço nas prateleiras dos mercados.
Na última terça-feira (11), o presidente norte-americano havia dado indícios que ao menos o café sofreria modificações na atual política tarifária, ao ser questionado sobre o aumento dos preços do produto.
“Vamos reduzir algumas tarifas e vamos deixar entrar mais café. Tudo isso acontecerá muito rápido e com muita facilidade. É um processo cirúrgico bonito de ver. Nossos custos de importação estão muito mais baixos.”
Na última quinta-feira (13), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e disse à imprensa que as partes, muito em breve, chegariam a um acordo.
Atualmente, o Brasil sofre com uma taxação de 50% na maior parte dos produtos exportados para os Estados Unidos.Dentre eles estava o café, do qual um terço consumo norte-americano era proveniente do Brasil até o início do tarifaço.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que fez parte das tratativas com Washington sobre as tarifas, informou que está analisando a ordem executiva e deve se posicionar em seguida.
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) utilizou a rede social X para comemorar a redução das taxas, em especial o café e a carne bovina. Segundo o parlamentar, esta é uma vitória da diplomacia brasileira.
“Depois de vários passos de negociação, os Estados Unidos decidiram reduzir as tarifas para café e carne, entre outros produtos. Uma vitória da diplomacia brasileira e, sobretudo, dos produtores do nosso país, que agora podem seguir mais aliviados.”
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Pesquisadora revela assinaturas ocultas em copos de vidro da Roma Antiga (FOTOS)
Próxima O momento em que deputado comunica prisão do pai de depoente durante a CPMI do INSS