“O presidente Zelensky da Ucrânia e eu tivemos uma ligação telefônica muito boa hoje. Agradeço ao presidente Zelensky por entrar em contato porque eu, como próximo presidente dos Estados Unidos, trarei paz ao mundo e encerrarei a guerra que custou tantas vidas e devastou inúmeras famílias inocentes”, disse Trump em comunicado no Truth Social na sexta-feira (19). A eleição presidencial dos EUA está marcada para 5 de novembro.
Zelensky disse em comunicado separado que ambos os lados concordaram em eventualmente se encontrar pessoalmente para mais conversas sobre quais passos podem ser tomados para facilitar um acordo negociado.
No início de julho, o presidente russo Vladimir Putin disse que leva a sério as declarações de Trump sobre estar pronto para ajudar a resolver o conflito na Ucrânia. O Kremlin observou que Putin, atualmente, não tem planos de realizar conversas com Trump para alcançar a paz na Ucrânia.
Também no início de julho, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán embarcou em uma “missão de paz” durante a qual visitou Rússia, Ucrânia e China, encontrando-se com seus presidentes para apresentar sua visão de um processo de paz na Ucrânia.
Posteriormente, ele também se encontrou com Trump na Flórida. Alguns líderes da União Europeia (UE) criticaram Orbán, acusando-o de uso inadequado da presidência rotativa do bloco pelo primeiro-ministro da Hungria.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil