Trump declara guerra econômica global ao impor tarifas, afirma analista


Yucel destacou que, ainda assim, a Turquia pode sair da guerra tarifária do presidente norte-americano, Donald Trump, com um mínimo de danos.

“A tarifa alfandegária aplicável à Turquia é uma tarifa universal mínima de 10%. Em geral, vemos que a Turquia está na faixa de impostos mais baixa em comparação com outros países”, ressaltou o analista.

Segundo ele, essa situação inevitavelmente traz riscos e oportunidades para a Turquia.
O presidente Donald Trump zomba do ex-vice-presidente e candidato presidencial Joe Biden enquanto discursa em um comício na BancorpSouth Arena em Tupelo, Mississippi, 1º de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2025

Por um lado, a situação pode criar problemas em questões como comércio, exportações e investimento estrangeiro nas relações com os EUA, continuou o analista.

“Especialmente quando as exportações da Turquia para os EUA se tornarem mais caras, o comércio poderá diminuir. Essas tarifas podem reduzir o interesse dos investidores dos EUA na Turquia“, especificou Yucel.

No entanto, há outro lado da questão. A tarifa de 10% da Turquia está em uma posição favorável em comparação com países como a China, UE, Vietnã, Camboja e Índia, que têm taxas mais altas.
Assim, elaborou, se a competitividade das empresas turcas melhorar e for implementada uma nova política de exportação diretamente para os EUA, e não por meio da União Europeia, a Turquia poderá sair dessa política de Trump com o mínimo de danos, e até mesmo seu histórico comercial com os Estados Unidos poderá se tornar positivo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Guerra Comercial Atinge Hollywood: China Reduz Cota de Filmes Americanos em Retaliação a Trump
Próxima 13º do INSS já tem data para consulta e pagamento da 1ª parcela