O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou apoio à reeleição do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, em uma publicação feita nesta quinta-feira (5) na rede social Truth Social.
Na mensagem, Trump elogiou Orbán como um “líder forte e poderoso”, destacando sua atuação na proteção do país, no crescimento econômico, na geração de empregos, no estímulo ao comércio, no combate à imigração ilegal e na garantia da lei e da ordem.
Segundo ele, as relações entre Hungria e os EUA atingiram “novos patamares de cooperação” durante seu governo.
Trump afirmou ainda que já havia endossado Orbán em 2022 e disse estar “honrado” em fazê-lo novamente, encerrando a publicação ao chamar o premiê húngaro de “verdadeiro amigo, lutador e vencedor“, concedendo seu “apoio completo e total” à reeleição.
O partido de centro-direita húngaro, Tisza, lidera o partido governista Fidesz, de Orbán, e o partido de extrema-direita, Nossa Pátria, está a caminho de entrar no parlamento, de acordo com uma pesquisa de opinião publicada na terça-feira (03).
Orbán enfrenta o maior desafio ao seu governo desde a vitória esmagadora do Fidesz em 2010, embora o resultado permaneça altamente incerto, com as pesquisas de opinião mostrando que muitos eleitores ainda estão indecisos.
Fonte: sputniknewsbrasil








