“Está na cara que esse tarifaço do Trump foi um tiro no pé. A própria oposição política bolsonarista, centralista, do centrão brasileiro, está reconhecendo isso. Nós vimos, por exemplo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é um pretenso candidato à presidência em 2026, no primeiro momento fazer uma crítica ao Lula e depois recuar, fazendo um mea culpa.”
“Donald Trump está bastante emparedado, encurralado, e tenta responder isso com demonstrações unilaterais de exercício primário, primitivo, de poder, mas vai encontrando reações.”
“A taxação vai ser péssima não só para o bolsonarismo, como vai ser ótima para o Lula, porque ele vai conseguir capitalizar todo o sentimento antiamericano, vai conseguir capitalizar politicamente esse mito que existe na América Latina da interferência imperialista americana.”
Diplomacia da chantagem e do imperialismo
Brasil se afasta cada vez mais dos EUA
“O que o BRICS quer não é uma nova ordem internacional absolutamente diversa daquela que está posta desde o segundo pós-guerra. Muito pelo contrário, o que o BRICS quer é ampliar a participação do Sul Global […] dentro de instituições políticas e econômicas.”
“Lembrar que o Brasil é um dos poucos países do mundo que tem crescimento positivo do produto interno bruto [PIB]. A gente está na recessão global, mas o Brasil está crescendo.”
Fonte: sputniknewsbrasil