Composta por três taikonautas, a tripulação tinha programado o retorno para a terça-feira (29), mas as condições climáticas no local de pouso em Dongfeng não atendiam aos requisitos necessários.
👨🚀🚀🌏 Lar doce lar: tripulação de Shenzhou 19 volta à Terra após 6 meses de missão na órbita
Devido às condições do tempo desfavoráveis, a volta de três taikonautas foi adiada em um dia, e depois o local também foi mudado para o condado de Dongfeng, na província de Jilin.… pic.twitter.com/rVEoyrkGBL
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 30, 2025
A tripulação da sonda espacial Shenzhou-19 chegou à estação em 30 de outubro do ano passado. A missão foi liderada por Cai Xiuzhe, que anteriormente havia sido membro da tripulação da missão Shenzhou-14. Também a bordo da estação orbital estavam os taikonautas Song Lingdong e Wang Haoze, ambos realizando seus primeiros voos de carreira. Wang Haoze é a terceira mulher chinesa no espaço, enquanto Song Lingdong é o primeiro astronauta chinês nascido nos anos 1990.
O posto avançado orbital da China, concluído em novembro de 2022, apresenta um design em forma de T com o módulo espacial Tianhe e dois módulos de laboratório, oferecendo aproximadamente 110 metros cúbicos de espaço habitável. Com uma massa total de cerca de 69 toneladas, a estação foi projetada para suportar três tripulantes durante todo o ano e até seis durante os rodízios, com uma vida útil operacional que se estende até 2038.
A bordo, a tripulação realizou testes científicos diferentes, bem como a manutenção da estação espacial de Tiangong.
Fonte: sputniknewsbrasil