O trem descarrilou perto do porto da cidade na manhã de ontem (2) enquanto transportava tanques, veículos blindados, contêineres especiais e outros equipamentos militares para as forças americanas estacionadas na Europa.
O porto de Alexandroupolis também foi usado pelos EUA e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para enviar armas à Ucrânia.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram o trem parado, com containers e diversos blindados presos à sua estrutura.
🚂 🇬🇷 🇺🇸 In Greece, a train with NATO military equipment derailed near the port of Alexandroupolis.
Protesters come out in force next to train that derailed, carrying NATO armored vehicles on their way to Ukraine through Greece pic.twitter.com/aDQYJVagf0
— AZ 🛰🌏🌍🌎 (@AZgeopolitics) December 3, 2022
Na Grécia, um trem com equipamento militar da OTAN descarrilou perto do porto de Alexandroupolis. Manifestantes chegam em peso ao lado do trem que descarrilou carregando veículos blindados da OTAN a caminho da Ucrânia através da Grécia.
Logo após o incidente, ativistas locais do Partido Comunista Grego realizaram um protesto simbólico no local do descarrilamento.
Eles pediram a retirada das tropas americanas da Grécia e o fim das exportações de armas para a Ucrânia.
“Apelamos ao reforço da luta para tirar o nosso país da guerra. Nenhuma participação e envolvimento na guerra que está a ser travada no território ucraniano. É do interesse dos ucranianos, russos e dos nossos próprios povos”, disse um dos ativistas.
No início da semana, a mídia noticiou que o navio de transporte americano ARC Endurance descarregou muitos equipamentos militares em Alexandroupolis para suas futuras exportações para nações do Báltico por meio de ferrovias.
Fonte: sputniknewsbrasil