Segundo a publicação, essa descoberta oferece mais uma prova da existência da Estrada Qin há 2.200 anos, que outrora se estendia por cerca de 900 quilômetros pelo norte da China.
“A Estrada Qin é o segundo projeto de defesa nacional mais importante da China antiga, depois da Grande Muralha”, afirma o artigo.
De acordo com registros históricos, a estrada foi construída por ordem de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China, e concluída em apenas cinco anos.
As escavações revelaram técnicas sofisticadas de engenharia, como a abertura de valas em linha reta, reforço de encostas com terra batida, leitos de estrada compactados e preenchimento de vales.
A largura da via variava entre 40 e 60 metros, o equivalente a uma rodovia moderna de quatro pistas, segundo o portal.

Os vestígios da famosa Estrada Qin construida na China antiga, na província de Shaanxi
© Foto / Pingliang Museum
O estudo identificou ainda um pequeno sítio próximo, acreditado como um posto de retransmissão que operou tanto na dinastia Qin quanto em sua sucessora, a dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.). Fragmentos cerâmicos encontrados no local ajudaram a confirmar sua antiguidade e função.
Durante os levantamentos, foram localizados vestígios bem preservados, incluindo nove seções contínuas de valas em linha reta e camadas de terra compactada para reforçar os taludes da estrada.
“Também foram encontrados inúmeros vestígios de superfícies compactadas, áreas endurecidas pelo tráfego de pedestres ou de rodas, além de leitos de estrada e vales preenchidos”, diz o texto.
A largura da estrada variava de 40 a 60 metros, e sua distância das passagens nas montanhas circundantes geralmente oscilava entre 50 e 90 metros.
Junto com a Grande Muralha, a Estrada Qin desempenhou papel crucial na segurança da China antiga, especialmente no contexto das campanhas militares contra os nômades Xiongnu. A via permitia o deslocamento rápido de tropas por longas distâncias.
Fonte: sputniknewsbrasil








