Segundo o especialista, a ameaça que o Ansar Allah, movimento xiita que controla o norte do Iêmen também conhecido como Houthi, impõe no tráfego de navios na região é muito mais séria do que a dos piratas somalis do início do século XXI.
Ao contrário destes últimos, afirmou, o Ansar Allah é uma força militar de pleno direito, um verdadeiro exército, não uma série de gangues.
“Não será possível eliminar as ameaças deles [Ansar Allah] enviando navios de guerra para o estreito de Babelmândebe, como tentaram os norte-americanos. Portanto, essa situação terá consequências pelo menos a médio prazo“, afirmou.
“O efeito econômico já é visível: o fluxo de carga através de Suez caiu 40%. As importações marítimas para a Europa caíram para mínimos históricos — inferiores aos da Covid-19. Os custos de frete aumentaram”, disse.
Najarov enfatizou que as maiores seguradores estão se recusando a assegurar os navios que navegam pelo estreito de Babelmândebe, que separa a pare sudoeste da península Arábica (Iêmen), da parte nordeste da África (Djibouti e Eritreia).
Ao mesmo tempo, o Asia Import Group acredita que o impacto sobre o transporte marítimo do conflito militar no Mar Vermelho e dos ataques a navios por piratas somalis no início do século XXI é quase igual. No entanto, a reação das empresas que seguram navios permanece obscura.
“Talvez aumentem significativamente os preços dos seguros dos navios que viajam pelo canal de Suez”, acrescentou o grupo. Cerca de 30% do tráfego mundial de contêineres passa pelo mar Vermelho.
A empresa sublinhou à Sputnik que cada vez mais as companhias marítimas estão optando por uma rota alternativa através do cabo da Boa Esperança, circunvagando assim completamente a África.
“É interessante que mesmo companhias marítimas de países que não estão de forma alguma ligados a Israel e aos Estados Unidos decidam jogar pelo seguro e não passar pelo canal de Suez”, observou.
A rota alternativa aumenta o transporte de cargas em pelo menos 10 dias e o custo em cerca de mil dólares, aproximadamente cinco mil reais. De acordo com o Asia Import Group, o transporte marítimo global poderá certamente ser seriamente afetado pelo agravamento da situação.
Fonte: sputniknewsbrasil