Toyota Yaris Cross tira nota máxima em teste de segurança; veja crash test


O Toyota Yaris Cross recebeu cinco estrelas, ou seja, nota máxima, no teste segurança do Programa de Avaliação de Carros Novos para Países do Sudeste Asiático (ASEAN NCAP). O SUV compacto será lançado no Brasil em outubro para brigar com Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Hyundai Creta e outros rivais do segmento. Autoesporte já testou o modelo e você pode conferir o vídeo mais abaixo.

A pontuação alcançada pelo Yaris Cross é baseada em quatro categorias de avaliação. Desta forma, foram 36,4 pontos para proteção de ocupantes adultos, 17,3 para proteção de ocupantes infantis, 16,9 em assistência de segurança e 12,2 para segurança de motociclistas. A nota máxima do primeiro critério é de 40 pontos, enquanto os demais valem 20 pontos.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

De acordo com a avaliação do ASEAN NCAP, o modelo da Toyota “forneceu boa proteção aos ocupantes fictícios sentados dentro do veículo, com o compartimento frontal do SUV permanecendo estável”. Além disso, o órgão informa que os resultados dos dados mostraram que havia proteção adequada para o peito dos ocupantes, com o motorista recebendo proteção marginal para a perna direita.

A avaliação acontece depois de uma grande polêmica sobre fraudes em testes de segurança da Daihatsu, marca que fornece motorização de alguns carros da Toyota. Após o escândalo, em 2023, a fabricante japonesa até suspendeu as vendas de seus automóveis, incluindo o Yaris Cross.

O Toyota Yaris Cross será o principal lançamento da Toyota no Brasil em 2025. De acordo com o Carros Na Web, o SUV compacto será vendido no Brasil em três versões: XS, XLS e XLS Hybrid.

Nas configurações de entrada, o Yaris Cross será equipado com o motor 1.5 aspirado flex sem eletrificação associada e sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas. Devem ser 106 cv de potência com gasolina e 110 cv com etanol, sempre com 14,3 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ficará em 13 segundos, com máxima de 170 km/h.

Já o Yaris Cross Hybrid terá o motor 1.5 aspirado (operando em ciclo Atkinson) de 92 ou 95 cv de potência, e 12,3 kgfm de torque, associado a um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm. Desta forma, a potência combinada é de 115 cv.

O consumo divulgado com essa motorização é de 13 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, além de 19 km/l e 16 km/l com gasolina, respectivamente. O tanque de combustível, neste caso, possui 36 litros.

Em relação às dimensões, são 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e quase 1,62 m de altura. No porta-malas, o Toyota tem capacidade para 471 litros na versão híbrida e 471 litros na aspirada.

Autoesporte já dirigiu o Toyota Yaris Cross com exclusividade no Chile. Clique aqui e confira as nossas primeiras impressões. Além disso, também já contamos 5 coisas boas e 5 que poderiam melhorar no SUV.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores TRF-1 publica lista de locais em que juízes terão bônus por atuação
Próxima Incêndio Destrói Palco Principal do Tomorrowland na Bélgica Dias Antes do Festival