Toyota Yaris Cross também terá motor flex no Brasil sem sistema híbrido


O SUV compacto que a Toyota irá lançar no Brasil em 2025 também terá versões apenas a combustão, além da configuração híbrida já anunciada. A informação foi confirmada pelo diretor de comunicação Roberto Braun em entrevista transmitida no CBN Autoesporte deste domingo (15). O executivo sequer falou o nome do modelo, mas trata-se do Yaris Cross.

As versões a combustão do Yaris Cross serão as mais baratas. Sob o capô, podemos esperar pelo motor 1.5 flex, com 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque — o mesmo que equipa o Yaris, o modelo de entrada da marca. Foi exatamente com esse conjunto que Autoesporte testou o SUV, com exclusividade, no Chile.

A versão híbrida, por sua vez, também será baseada no motor 1.5 aspirado. A Toyota irá instalar uma pequena bateria sem fonte externa de carregamento e motores elétricos para melhorar o consumo de combustível. Em outros mercados, a combinação desenvolve 106 cv e 14 kgfm, mas podemos esperar números mais generosos no Brasil, graças ao uso do etanol.

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Sem divulgar maiores detalhes, Braun confirmou que o conjunto híbrido deste novo modelo também será produzido em versões compatíveis apenas com gasolina para atender outros mercados. Os dois carros eletrificados nacionais — o sedã Corolla e o SUV Corolla Cross — são exportados a mais de 20 países. O mercado paraguaio, inclusive, tem recebido as versões flex da dupla.

O executivo ressaltou as dificuldades logísticas do segmento, mas diz que a combinação entre motores a combustão e elétricos é o futuro da descarbonização. Atualmente, todo o conjunto híbrido montado em Indaiatuba (SP) desde 2019 é importado do Japão. A Toyota pretende produzir os motores localmente a partir de 2025. No ano seguinte, em 2026, as baterias serão nacionalizadas.

Questionado na Rádio CBN sobre modelos híbridos plug-in compatíveis com etanol, Braun afirmou que a tecnologia está em estudo. Não há previsão de que um carro com este conjunto chegará às lojas nos próximos anos.

Este estudo vai além do Brasil. De acordo com o diretor de comunicação, a Toyota também estuda o lançamento de modelos híbridos a etanol na Índia.

O único Toyota com conjunto híbrido plug-in à venda no Brasil é o RAV4. O SUV médio pode rodar até 55 km na eletricidade e marcar 35 km/l em trajeto urbano. Em outras regiões, a marca já oferece versões de Prius, Corolla e Camry com tal mecânica.

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Fonte: direitonews

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