O Toyota Yaris Cross vai ser lançado um pouco mais tarde do que pensávamos – e até do que a própria marca japonesa planejava. Em uma convenção com concessionários realizada na última semana, executivos da fabricante avisaram que o futuro SUV compacto híbrido flex nacional chegará ao mercado brasileiro em julho de 2025, e não mais no primeiro semestre.
O novo cronograma da Toyota representa um novo atraso, visto que a ideia seria lançar o Yaris Cross no Brasil ainda este ano. Contudo, uma crise na Daihatsu, subsidiária responsável pelo projeto na Tailândia, retardou o desenvolvimento. Ainda assim, segundo o Autos Segredos, já há protótipos em caráter pré-série do SUV em produção na fábrica de Sorocaba (SP).
Agora, o motivo do novo atraso do Yaris Cross pode ter a ver com as obras que a Toyota faz no complexo, onde o SUV compacto será produzido. Além disso, é possível que a companhia tenha decidido estender a produção do hatch Yaris na linha até o limite da regulamentação do Proconve L8 – a legislação permite que o veículo seja montado previamente no final de 2024 e finalizado no início de 2025 ainda sob as normas de emissões antigas.
Derivado da plataforma DNGA, uma simplificação da base TNGA de Corolla e Corolla Cross, o Toyota Yaris Cross nada tem a ver com a dupla Yaris e Yaris Sedan feita atualmente em Sorocaba, apesar de herdar o nome.
No Brasil, o SUV compacto será vendido em versões com motor 1.5 flex apenas a combustão ou conjunto 1.5 híbrido flex. Este motor será uma atualização da unidade aspirada de 1.5 litro que equipa os Yaris nacionais, com melhorias de eficiência térmica e adoção do sistema start-stop, atendendo ao Proconve L8.
Na versão apenas flex, de ciclo Otto, esse motor rende 106 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina na Ásia. Com etanol, no Brasil, podemos chegar a 110 cv de potência. O câmbio será CVT (continuamente variável).
A variante híbrida trabalhará em ciclo Atkinson e, sozinha, tem 91 cv e 12,3 kgfm. Quando aliada ao motor elétrico de tração, de 80 cv e 14,4 kgfm de torque, a potência combinada vai a 111 cv com gasolina no mercado asiático. Aqui, a potência combinada pode chegar a 115 cv usando etanol.
O câmbio da configuração híbrida é do tipo transeixo, o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, assim como a PCU (unidade de controle de potência). Já as baterias são de íons de lítio em vez de níquel-cádmio, como o da linha Corolla, e têm 0,7 kWh de capacidade.
Em dimensões, o Toyota Yaris Cross terá 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos 1,77 m de largura e quase 1,62 m de altura. Em comparação com o Corolla Cross, são 15 cm a menos de comprimento, 5,5 cm a menos de largura, 0,5 cm a menos de altura e 2 cm a menos em entre-eixos. Já o porta-malas é de 471 litros, volume 31 l maior que o do SUV maior.
Apesar do acabamento interno simples, o Toyota Yaris Cross terá central multimídia flutuante com conexão para Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico. O teto solar panorâmico poderá dar um charme ao SUV.
Na parte de segurança, o Toyota Yaris Cross 2025 deve trazer seis airbags, sensor de estacionamento e parte do pacote TSS (Toyota Safety System), com frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.
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Fonte: direitonews